AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO MIDIÁTICO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

Authors

  • Francisco Fernandes Ladeira Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3900

Keywords:

ensino de Geografia, mídia, discurso, decodificação

Abstract

Compreender as diferentes linguagens utilizadas pelos meios de comunicação de massa é uma questão importante para a Geografia Escolar. Categorias-chave do pensamento geográfico – entre elas, território, paisagem e espaço – estão constantemente presentes em noticiários, filmes, documentários, seriados e programas de entretenimento de maneira geral. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre discurso midiático e processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica. Propomos a incorporação do material midiático em sala de aula não como mero recurso didático complementar, de caráter ilustrativo, mas como objeto de estudo a ser sistematizado em seu conteúdo discursivo.

Author Biography

Francisco Fernandes Ladeira, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Mestre em Geografia pela UFSJ Articulista do Observatório da Imprensa Professor de Geografia do IFES - Campus Vitória

Published

2020-11-08

How to Cite

Ladeira, F. F. (2020). AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO MIDIÁTICO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL. Revista Educação - UNG-Ser, 15(3), 72–79. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3900

Issue

Section

Artigos de Revisão