PRECONCEITO E BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4015Keywords:
Adolescente. Bullying. Escola. Violência.Abstract
Estudo descritivo com 864 adolescentes em três escolas do ensino médio da região Sul do município de São Paulo. Teve por objetivos identificar adolescentes que sofreram algum tipo de preconceito e bullying no ambiente escolar e os sentimentos envolvidos nessa situação. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento semiestruturado. Os resultados demonstraram que 39% dos participantes sofreram algum tipo de preconceito e 52% referiu ter sofrido bullying no ambiente escolar. Os sentimentos desvelados pelas vivências do preconceito e do bullying na escola foram: tristeza (456/ 24%), ofendido (346/ 18%), raiva (276/ 16%), vontade de agredir o outro (269/ 15%), fuga e abandono da escola (141/ 7%), insegurança (126/ 6%), solidão (98/ 5%), vingança (79/ 4%), indignação (51/ 3%) e adoecimento (48/ 2%). Tais acontecimentos promovem a vulnerabilização do adolescente, podendo ter consequências sociais e de comprometimento à saúde.Downloads
Published
2020-03-21
How to Cite
Brêtas, J. R. da S., & Moraes, S. P. de. (2020). PRECONCEITO E BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Educação - UNG-Ser, 15(1), 147–157. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4015
Issue
Section
BULLYING E CYBERBULLYING