ABORDAGEM DO PLÁGIO ACADÊMICO COMO UM PROBLEMA ÉTICO

Authors

  • Cássia Cristina Rezende Universidade Federal de Goiás
  • Denner Robert Faria Universidade Federal de Goiás
  • Mohmed Luqman Mirza Sekgoma Memorial Hospital
  • Paulo César Rezende Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Gilvan Sampaio
  • Danillo Ferreira Rabelo Universidade Estadual de Goiás
  • Ana Paula Bastos Pereira Escola Letra Viva

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4502

Keywords:

Direitos autorais. Fraude. Impunidade.

Abstract

O presente estudo tem como tema “Abordagem do plágio acadêmico como um problema ético”. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada nos pressupostos teóricos de vários autores sobre plágio e ética. Nestes termos, o estudo teve como principal objetivo apresentar algumas reflexões que indiquem uma necessária problematização a respeito do plágio acadêmico e a ética e como objetivos específicos: esclarecer o que é considerado plágio atualmente; apresentar propostas a serem utilizadas para minimizar o plágio; discutir como as instituições acadêmicas têm tratado o tema em casos éticos. O estudo se justifica devido ao elevado grau tecnológico da atualidade contribuir para a disseminação do plágio, sendo necessário discutir e revisar continuamente a temática da ética no ambiente acadêmico. Como resultado percebe-se que os grandes pilares reflexivos para esse problema são o descaso da sociedade, a impunidade e a falta de ética.

Author Biographies

Cássia Cristina Rezende, Universidade Federal de Goiás

Engenheira agrônoma, especialista em Docência Superior e Ensino da Língua Inglesa, doutoranda na Universidade Federal de Goiás e estagiária na Empresa Brasileira de Agropecuária - Embrapa Arroz e Feijão no laboratório de Microbiologia Agrícola.

Denner Robert Faria, Universidade Federal de Goiás

Engenheiro agrônomo, doutorando na Universidade Federal de Goiás e estagiário na área de Fitopatologia da Empresa Brasileira de Agropecuária - Embrapa Arroz e Feijão no laboratório de Microbiologia Agrícola.

Mohmed Luqman Mirza, Sekgoma Memorial Hospital

Dentista no Sekgoma Memorial Hospital

Paulo César Rezende, Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Gilvan Sampaio

Tecnólogo em Radiologia e geógrafo especialista em docência superior, professor de Geografia no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Gilvan Sampaio da rede pública de ensino do estado de Goiás.

Danillo Ferreira Rabelo, Universidade Estadual de Goiás

Enfermeiro coordenador de serviços de urgência e emergência, membro efetivo da Secretária Municipal de Saúde de Uruana-GO, enfermeiro intervencionista do serviço móvel de urgência e emergência de Ceres-GO.

Ana Paula Bastos Pereira, Escola Letra Viva

Professora da Escola Letra Viva

Published

2021-10-16

How to Cite

Rezende, C. C., Faria, D. R., Mirza, M. L., Rezende, P. C., Rabelo, D. F., & Pereira, A. P. B. (2021). ABORDAGEM DO PLÁGIO ACADÊMICO COMO UM PROBLEMA ÉTICO. Revista Educação - UNG-Ser, 16(2), 18–25. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4502

Issue

Section

Artigos