EDUCAÇÃO MAKER: CONVERGÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n3-4810Keywords:
Educação Maker, Competências docentes, formação de professores.Abstract
O Movimento Maker tem despertado interesse na comunidade educacional, contribuindo para o crescente interesse pela implantação da educação maker nas instituições escolares do Brasil e do mundo. Desenvolvendo atividades educativas, ao mesmo tempo em que converge diversas Tecnologias de Informação e Comunicação, a educação maker propõe a condução de processos de prototipação, construção ou restauração de um produto, físico ou digital, relacionando tais processos a um conteúdo científico. Ela tem ocorrido, geralmente, embora não exclusivamente, em ambientes de fabricação digital, chamados espaços makers ou Fab Labs. Com o presente artigo, buscamos entender as bases históricas e teóricas que fundamentam a educação maker, bem como, o que essa metodologia pode significar para uma Sociedade 5.0. Neste percurso, apresentamos os principais conceitos que envolvem o tema, apontando direções para a atuação docente e a relação entre currículo e maker.Downloads
Published
2021-12-24
How to Cite
Soster, T., Moura, E., & Balaton, M. (2021). EDUCAÇÃO MAKER: CONVERGÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Revista Educação - UNG-Ser, 16(3), 28–42. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n3-4810
Issue
Section
Dossiê