NATAÇÃO PARA ADULTOS: A ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO FUNDAMENTADA NO APRENDIZADO DAS HABILIDADES MOTORAS AQUÁTICAS BÁSICAS

Authors

  • Ester Francisca Mendes Bôscolo Universidade Guarulhos
  • Leandro Moraes Santos Universidade Guarulhos
  • Sonia Lima de Oliveira Universidade Guarulhos

Abstract

Antes de aprender qualquer técnica específica de nado, é necessário explorar a água, os efeitos desta sobre o corpo e descobrir quais são as possibilidades de movimento neste meio. Entretanto, há uma tendência para que alunos, pais e alguns profissionais extremamente preocupados com “resultados rápidos” no que se refere à execução da técnica dos quatro estilos, menosprezem as atividades desenvolvidas na etapa de adaptação ao meio aquático. Os resultados obtidos a partir de um trabalho com uma base de adaptação fraca são facilmente observáveis: inabilidade para flutuação, medo de nadar em piscina funda, execução mecânica dos estilos de nado, entre outros. Para uma boa adaptação, é essencial que os alunos adquiram habilidades aquáticas básicas: relaxamento; controle da respiração; flutuação; controle corporal; deslizes, deslocamentos variados, saltos e rolamentos; propulsão aquática rudimentar. Estas atividades fornecem toda a base de conhecimento para o desenvolvimento posterior de habilidades específicas, tais como as técnicas dos quatro estilos de nado. O método de ensino aqui sugerido parte dos seguintes princípios: I) “nadar” consiste em deslocar-se independentemente na água, utilizando qualquer forma de movimento que resulte em propulsão; II) o desempenho dos estilos de nado são uma evolução das habilidades que o indivíduo adquire ao longo do processo de aprendizagem.

How to Cite

Bôscolo, E. F. M., Santos, L. M., & Oliveira, S. L. de. (2011). NATAÇÃO PARA ADULTOS: A ADAPTAÇÃO AO MEIO AQUÁTICO FUNDAMENTADA NO APRENDIZADO DAS HABILIDADES MOTORAS AQUÁTICAS BÁSICAS. Revista Educação - UNG-Ser, 6(1), 21 a 28. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/811

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Artigos