A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL: SUA IMPORTÂNCIA NA DEFINIÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES ADOLESCENTES

Autores/as

  • Ana Paula Soares VIVEIROS Universidade Guarulhos - UnG
  • Armando Rocha JUNIOR Universidade Guarulhos - UnG

Resumen

Este trabalho teve como objetivo estudar adolescentes, segundo a teoria de Erik Erikson, considerando também os estudos de James Marcia, a fim de verificar as condições de maturidade e imaturidade de adolescentes universitários entre 17 e 23 anos de idade na escolha profissional. Método: o estudo contou com a participação de 30 jovens que se submeteram aos testes EMEP, HTP e responderam um questionário. Conforme as orientações dos manuais dos instrumentos, foi feita uma análise qualitativa dos questionários e observou-se que 83,33% eram maduros e 16,66% imaturos. Os jovens considerados maduros para a escolha profissional indicaram ter passado por uma fase de crise, com dúvidas em relação à carreira e curso que associaram à função que exerciam na sociedade. Quanto aos considerados imaturos para a escolha profissional, apresentavam índice maior de agressividade, eram mais voltados a si e mais confusos. Percebeu-se que esse conjunto de características expressa um adolescente egocêntrico e mais destrutivo. Pelo exposto, entende-se ser importante a identidade em adolescentes em fase de definição profissional.

Publicado

2007-11-28

Cómo citar

VIVEIROS, A. P. S., & JUNIOR, A. R. (2007). A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL: SUA IMPORTÂNCIA NA DEFINIÇÃO PROFISSIONAL DE ESTUDANTES ADOLESCENTES. Revista Educação - UNG-Ser, 2(2), 39–46. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/114

Número

Sección

Espaço do Aluno