WEB E TECNOLOGIA ASSISTIVA: AUXILIANDO NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Gisleide Margarida Lima Grafolin Centro Universitário Barão de Mauá
  • Mario Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Educação São Luís; Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Palabras clave:

Web. PECS. Objeto de Aprendizagem.

Resumen

O presente artigo relata a utilização da Web como uma intervenção e auxílio no planejamento e nas estratégias de aprendizagem visando acessibilidade, melhoria e entendimento por parte dos alunos. Os recursos da internet vêm como um apoio a metodologia dos professores, proporciona a inclusão através da mediação professor aluno. Assim o professor como mediador desse conhecimento, deve ter claro quais suas expectativas, que trabalho selecionar, se vem a favor de seus objetivos, se está apropriado a sua metodologia, sempre levando em consideração o público alvo que se tem aonde se quer chegar, a acessibilidades dos recursos e a aplicabilidade dos mesmos. O trabalho com auxílio das PECS (Picture Exchange Communication System) e OA (objeto de aprendizagem) conciliado com planejamento escolar favorece um aprendizado significativo e a ludicidade entre os alunos, prevalecendo à acessibilidade. Desenvolvendo assim os quesitos básicos e fundamentais para ter realmente uma sociedade igualitária em termos de acessibilidade.

Biografía del autor/a

Gisleide Margarida Lima Grafolin, Centro Universitário Barão de Mauá

Bacharel em Ciências Contábeis e Pedagogia, Especialização em Psicologia da Educação PUC/RS e Especialização em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Mario Marcos Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá; Faculdade de Educação São Luís; Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João Del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Atuou como Tutor e Orientador no Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em espaços educadores sustentáveis oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. É docente nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional, Metodologia da Pesquisa Científica e orienta trabalhos de conclusão de curso de Especialização na área da Educação pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Atua como Professor Coordenador (Secretaria de Estado da Educação).

Publicado

2018-10-08

Cómo citar

Grafolin, G. M. L., & Lopes, M. M. (2018). WEB E TECNOLOGIA ASSISTIVA: AUXILIANDO NO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL. Revista Educação - UNG-Ser, 13(1), 7–22. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2186

Número

Sección

Artigos