A VISÃO DOS ALUNOS ADOLESCENTES MASCULINOS A RESPEITO DA PRESENÇA MASCULINA NO AMBIENTE ESCOLAR.

Autores/as

  • Victor José Caglioni Universidad Nacional General San Martín - Instituto de Altos Estudios Sociales (UNSAM-IDAES) Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional (IBDIN) Universidade Leonardo DaVinci (Uniasselvi) Universidade Regional de Blumenau - FURB Facultad Latino Americana de Ciencias Sociales - FLACSO

Palabras clave:

Professores. Alunos. Escola. Gênero. Masculino. Imagem

Resumen

O presente artigo analisa sucintamente a questão da visão dos alunos adolescentes masculinos para com seus professores também masculinos, abordamos as questões sobre a feminilização do professorado, assim como a temática da questão financeira como sendo a premissa do afastamento dos homens do magistério. Assim como a história da instituição escolar a fim de apontar o porquê da feminilização se tornar algo tão forte na realidade das escolas contemporâneas. Entrevistamos (baseados na metodologia de Gonsalez Rey, que possibilita maior liberdade nas entrevistas) professores, homens e mulheres, e alunos adolescentes da rede publica do Estado de Santa Catarina, numa escola do município de Blumenau. Ao analisarmos suas falas, ficou visível que, ao se referirem aos docentes, a postura que cada um deles assume perante os alunos é indicador pleno para se pensar a forma com que estes vêem seus professores e que existem pequenas diferenças na forma do aluno de vislumbrar a figura do masculino na sala de aula, positiva e negativamente, mas que segue um discurso favorável aos professores homens.

Publicado

2018-06-20

Cómo citar

Caglioni, V. J. (2018). A VISÃO DOS ALUNOS ADOLESCENTES MASCULINOS A RESPEITO DA PRESENÇA MASCULINA NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Educação - UNG-Ser, 12(2), 98–110. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2683

Número

Sección

Artigos