PEDAGOGIA DO INSULTO: A EXCLUSÃO ATUANDO NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores/as

  • Douglas Paulino Barreiros

Palabras clave:

Pedagogia do insulto. Currículo em ação. Pedagogia queer. Identidades. Sexualidades.

Resumen

Considera-se Pedagogia do Insulto a mescla de práticas, classificações, relações de poder, atitudes excludentes, elaborações de conhecimentos e saberes presentes no cotidiano escolar que atuam por meio dos sujeitos e das diferenças que o currículo constrói, divulga e defende sob o comando de normas de gênero e da heteronormatividade. O presente artigo explora a relação entre currículo em ação e a defesa das fronteiras heteronormativas em favor de um modelo educacional que se orienta pela normatização e disciplinamento da heterossexualidade em detrimento das demais identidades sexuais. Propõe a discussão com vistas a possibilidade da implementação de uma pedagogia questionadora e inovadora a partir dos pressupostos elaborados pela teoria queer que culminam no que se denominou Pedagogia Queer como viés possível de educação de qualidade para todas as pessoas.

Publicado

2017-10-16

Cómo citar

Barreiros, D. P. (2017). PEDAGOGIA DO INSULTO: A EXCLUSÃO ATUANDO NO CURRÍCULO ESCOLAR. Revista Educação - UNG-Ser, 12(1 ESP), 15–22. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2881

Número

Sección

Artigos