A COEXISTÊNCIA DE DUAS LÓGICAS DE AVALIAÇÃO

Autores/as

  • Maiara Ariana Silva Paula Universidad del Salvador

Palabras clave:

Avaliação, Tendências Pedagógicas, Duas lógicas.

Resumen

A avaliação das aprendizagens marca uma concepção de educação, uma visão de mundo. Ao longo do tempo vem sendo amplamente discutida nos espaços escolares e de formação docente, de modo que se tenha clareza de sua função primeira: orientar os processos de ensino e aprendizagem, corrigindo rumos ainda em tempo. Nas ações avaliativas coexistem duas lógicas predominantes: a somativa (classificatória) e a formativa (de processo). Este artigo tem como finalidade destacar as influências das tendências pedagógicas na prática da avaliação das aprendizagens sob estas duas perspectivas. O texto é dividido em cinco partes. Inicialmente se dedica a caracterizar as duas principais tendências pedagógicas, a Tradicionalista e as Teorias Psicogenéticas. Em seguida, apresenta uma conceituação mais aprofundada de cada tendência, aproximando-as das recorrentes transformações do papel da avaliação das aprendizagens na escola, para depois, num quadro teórico-conceitual trazer um compêndio com os principais autores que tratam da avaliação educacional. Por fim, as considerações finais sobre tais influências na prática docente.

Biografía del autor/a

Maiara Ariana Silva Paula, Universidad del Salvador

Mestranda em Educação em Buenos Aires, atuante com Formação Continuada de Educadores, com ênfase na linha Avaliação Educacional, pedagoga, pós-graduada em Alfabetização e Letramento e em Psicopedagogia.

Publicado

2018-06-20

Cómo citar

Silva Paula, M. A. (2018). A COEXISTÊNCIA DE DUAS LÓGICAS DE AVALIAÇÃO. Revista Educação - UNG-Ser, 12(2), 6–23. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3115

Número

Sección

Artigos