DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO: A INSERÇÃO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Marcelo Flório UNIVERSIDADE DE GUARULHOS (UNG)

Palabras clave:

Ensino de EJA – Currículo – Cultura Africana e cultura afro-brasileira

Resumen

Pretende-se discutir que, com a aprovação da lei n.º 10.639 de 2003, promovida pelo ministério da Educação no Brasil, foram ampliadas as possibilidades de pesquisa e do ensino de História da África e dos Afrodescendentes brasileiros, ou seja, ocorre uma proposta de descolonização do currículo, que acaba por incentivar que muitos professores desenvolvam críticas aos preconceitos étnico-raciais. Por meio do diálogo com as metodologias da História Oral, observa-se que alguns dos professores de EJA entrevistados relatam que, em suas práticas em sala de aula, propiciam o despertar para o questionamento da supremacia da cultura europeia sobre a cultura africana e afro-brasileira.

Biografía del autor/a

Marcelo Flório, UNIVERSIDADE DE GUARULHOS (UNG)

Professor dos cursos de Pedagogia e Administração na Universidade de Guarulhos (UNG)

Publicado

2018-10-08

Cómo citar

Flório, M. (2018). DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO: A INSERÇÃO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Educação - UNG-Ser, 13(1), 105–117. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3265

Número

Sección

Artigos