PSICOLOGIA E ENSINO: ANÁLISE DE CONTEXTO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE WALLON

Autores/as

  • Beatriz Reis Ferreira Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade Passos/MG)
  • Michel Amorim de Oliveira Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade Passos/MG)
  • Renata Farche Alves Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade Passos/MG)

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n1-3469

Palabras clave:

Wallon. Psicologia. Ensino

Resumen

Este artigo tem como proposta fomentar discussão acerca da psicologia aplicada ao ensino da matemática, relacionando aspectos teóricos dos pressupostos de Henri Wallon, com observações extraídas de uma coleta de dados, utilizando-se de abordagem qualitativa, com caráter descritivo, a partir de elaboração e aplicação de uma entrevista semiestruturada realizada com duas diretoras de escolas públicas, na qual foi indagado a respeito do cotidiano escolar, em especial sobre as relações pedagógicas estabelecidas no ensino matemático. Os autores são discentes e docente no curso de licenciatura de matemática da UEMG, Unidade Passos/MG. Desenvolveram a pesquisa durante a disciplina Psicologia, a qual tem como principal objetivo refletir a instrumentalização do ensino a partir de referenciais teóricos para o processo de ensino aprendizagem. Aponta-se potenciais nos contextos educacionais, relacionados às ideias de Wallon, bem como aspectos arraigados em princípios que desconsideram o fator “relações” entre professor e aluno com implicações no processo de ensino aprendizagem de matemática.

Biografía del autor/a

Beatriz Reis Ferreira, Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade Passos/MG)

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade Passos/MG. Atuou como pesquisadora na área de educação ao longo do curso de licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade Passos/MG).

Michel Amorim de Oliveira, Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade Passos/MG)

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade Passos/MG. Atuou como pesquisador na área de educação ao longo do curso de licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade Passos/MG).

Renata Farche Alves, Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (Unidade Passos/MG)

Psicóloga, Mestre em Ciências pelo Departamento de Medicina Social USP - Ribeirão Preto/SP. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas e Formação em Intervenção Sistêmica pelo Instituto Núcleo Franca/SP.Atuou em ensino profissionalizante pelo SENAI-SP, projetos sociais, gestão de pessoas e mediação de conflitos em Prefeitura e educação permanente para o DRS-III. Atuou como docente de psicologia na Universidade Estadual de Minas Gerais, assessoria em laudos técnicos para Varas da Infância e Juventude nas Comarcas de Passos/MG e Pratápolis/MG. Participa da comissão de Avaliação de Projetos de Iniciação Científica, cadastrados na Coordenação de Pesquisa e Extensão da UEMG-Passos/MG e como pesquisadora no grupo de pesquisa História, Cultura e Sociedade UEMG-Passos/MG.

Publicado

2019-05-08

Cómo citar

Ferreira, B. R., Oliveira, M. A. de, & Alves, R. F. (2019). PSICOLOGIA E ENSINO: ANÁLISE DE CONTEXTO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE WALLON. Revista Educação - UNG-Ser, 14(1), 91–97. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v14n1-3469

Número

Sección

Artigos