EDUCAÇÃO INDÍGENA DIFERENCIADA: FORTALECENDO IDENTIDADES ÉTNICAS

Autores/as

  • Luciano Araujo Monteiro UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3684

Palabras clave:

Indígena. Educação Diferenciada. Marco Temporal.

Resumen

Objetivo: apresentar a importância da educação indígena, diferenciada e bilíngue, com o intuito de reforçar as identidades étnicas. Metodologia: utilização da Constituição Federal de 1988 e de dados estatísticos governamentais. Além disso, estão sendo utilizados como referências bibliográficas autores que trabalham a questão indígena. Resultados: foi evidenciada a importância da educação indígena diferenciada como fator de identidade, sendo um importante elemento de agregação étnica, a fim de que as várias etnias existentes em território nacional possam requerer direitos sociais, como a demarcação de terras e o manejo sustentável dos recursos naturais. Conclusão: torna-se cada vez mais imperativa as mobilizações, por parte de comunidades indígenas (por intermédio de suas Associações), sendo que, atualmente, há no Legislativo Federal e no Supremo Tribunal Federal (STF) estratégias com o intuito de retirar do indígena os direitos constitucionais que lhe são garantidos, como o direito ao território, tendo como justificativa legal, o chamado “marco temporal”.

Biografía del autor/a

Luciano Araujo Monteiro, UNIFESP

História (Curso Superior – Licenciatura Plena) – EFLCH / Unifesp (conclusão: 2014), com Certificação em Patrimônio obtida pela mesma Universidade. Gestão Pública (Pós Graduação – lato sensu) – Unifesp (conclusão: 2019) Mestrado Acadêmico em História – stricto sensu – Unifesp (em curso)

Publicado

2020-11-08

Cómo citar

Monteiro, L. A. (2020). EDUCAÇÃO INDÍGENA DIFERENCIADA: FORTALECENDO IDENTIDADES ÉTNICAS. Revista Educação - UNG-Ser, 15(3), 62–71. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3684

Número

Sección

Artigos