CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE FUTUROS PROFESSORES DA EDUCAÇAO INFANTIL E ANOS INICIAIS NO AMBITO DO PARALELISMO ENTRE RETAS

Autores/as

  • Silvania Couto da Conceição Unicamp/UFS
  • Carlos Miguel da Silva Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3744

Palabras clave:

Conhecimento Especializado. Paralelismo. Futuros Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais.

Resumen

Este artigo integra uma pesquisa que busca entender o conhecimento revelado por Futuros Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais sobre conceitos de paralelismo. As informações foram coletadas durante a dinamização de uma tarefa de caráter formativo em uma turma do 3º Ano do curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista, que contou com a participação de 28 licenciandos. A tarefa foi desenhada com o intuito de aceder e desenvolver o Conhecimento Especializado dos futuros professores no âmbito do paralelismo entre retas. As informações foram coletadas tendo como recurso as produções escritas e gravações em áudio e vídeo das discussões em pequeno grupo. A especialização do conhecimento do professor é encarada na perspectiva do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK) considerado, portanto, parte do conhecimento especializado do professor tanto a dimensão do conhecimento matemático quando pedagógico. Como resultados destaca-se evidências de conhecimentos relativos a definição de paralelismo entre retas (sustentada na distância), bem como relativos a existência de diferentes formas do registro de representação de retas paralelas como seja a linguagem matemática e a linguagem natural. Revelam ainda indícios de conhecimento relativos a conexões entre paralelismo e outros temas da matemática como a tangente de um ângulo.

Publicado

2019-09-23

Cómo citar

da Conceição, S. C., & Ribeiro, C. M. da S. (2019). CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE FUTUROS PROFESSORES DA EDUCAÇAO INFANTIL E ANOS INICIAIS NO AMBITO DO PARALELISMO ENTRE RETAS. Revista Educação - UNG-Ser, 14(1 ESP), 75–85. https://doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3744

Número

Sección

Artigos