A EDUCAÇÃO EM DEBATE: ESCOLA, INFÂNCIA E SEXUALIDADE

Autores/as

  • Mario Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá Faculdade de Educação São Luís Universidade Federal de São João del-Rei
  • Emerson Benedito Ferreira Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Educação. Infância. Sexualidade.

Resumen

O presente trabalho é uma resenha da obra “Pesquisas em educação: escola, infância e sexualidade”, que apresenta abordagem relacionada a temática educação, tendo como eixo a escola, a infância e a sexualidade. Verifica-se, no decorrer do texto, diferentes vozes que, a partir de olhares diversos, culminam na busca pela educação de crianças, jovens e adultos.

Biografía del autor/a

Mario Marcos Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá Faculdade de Educação São Luís Universidade Federal de São João del-Rei

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Orientação Educacional (2018), Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Docente da pós-graduação modalidade EaD do Centro Universitário Barão de Mauá nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento, avaliação e metodologias em educação ambiental e orienta trabalhos de conclusão. Atua como Tutor no Curso de Especialização em Computação aplicada à Educação Básica oferecido pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. Atua como Professor Coordenador (Secretaria de Estado da Educação) - Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto.

Emerson Benedito Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Universidade de Ribeirão Preto - (UNAERP - 1999) e Licenciado em História pelo Centro Universitário Claretiano (2017). Especialista em Direito Educacional (2009), Filosofia da Educação (2011) e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal (FESL); Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar na linha de pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade; Desenvolve investigações vinculadas à linha de pesquisa Diferenças: relações étnico-raciais, de gênero e etária e participa do grupo de estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença vinculado à UFSCar. Atua principalmente nas seguintes áreas: Estatuto da Criança e Adolescente, Estudos sobre a Infância e a criança, Sociologia da Infância, do Desastre e da Diferença. Tem interesse nos estudos sobre a história da infância e da criança, da família, criminalidade infantil, relações étnico-raciais, abolicionismo penal (tendência estrutural historicista de Michel Foucault), patologia forense, história da criminologia infantil, etc.

Publicado

2020-11-08

Cómo citar

Lopes, M. M., & Ferreira, E. B. (2020). A EDUCAÇÃO EM DEBATE: ESCOLA, INFÂNCIA E SEXUALIDADE. Revista Educação - UNG-Ser, 15(3), 115–118. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/3911

Número

Sección

Resenha