CIBERBULLYING: REALIDADE OU EXAGERO? ESCOLA E FAMÍLIA PARA O COMBATE A ESSA PRÁTICA

Autores/as

  • Vanessa Angélica Patrício

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4006

Palabras clave:

Educação. Bullying. Ciberbullying.

Resumen

Em termos de definição, o bullying, tipo de violência recorrente nas instituições escolares envolvendo em sua maioria, crianças e adolescentes, abrange desde ataques físicos a verbais e não se limita mais ao espaço físico, ganhando o ambiente virtual na forma de ciberbullying. Este, como fenômeno global que acomete grupos em diferentes culturas e contextos acaba inevitavelmente refletindo na escola, uma vez que há a inserção da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Assim, escola e família tem papel fundamental na tentativa de atuar de forma preventiva e pedagógica nos problemas cibernéticos, utilizando estratégias quanto ao uso seguro que, se estimulado desde cedo na vida das crianças, possam vir a garantir a efetiva internalização desses comportamentos. Há um excesso de exposição de imagens e opiniões, que, por ora, parece refletir uma situação de quase normalidade, mas que escondem perigos e vulnerabilidades. Nesse contexto, este artigo é um estudo teórico, baseado em dados da literatura, com o objetivo de discutir a ocorrência do ciberbullying, suas repercussões e ações educativas preventivas visando inibir essa prática.

Publicado

2020-03-21

Cómo citar

Patrício, V. A. (2020). CIBERBULLYING: REALIDADE OU EXAGERO? ESCOLA E FAMÍLIA PARA O COMBATE A ESSA PRÁTICA. Revista Educação - UNG-Ser, 15(1), 45–52. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n1-4006

Número

Sección

BULLYING E CYBERBULLYING