O SUSSURRO COMO LINGUAGEM DA DENÚNCIA DE VIOLÊNCIA SEXUAL: UMA PESQUISA COM EDUCADORES DE CRECHE

Autores/as

  • Cristiano Rodineli de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-4251

Palabras clave:

educação infantil, denúncia, mal-estar educacional, psicanálise, violência sexual

Resumen

Neste trabalho apresentamos parte dos resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado que se debruçou sobre o possível dilema da denúncia vivido pelo educador de creche frente a indícios de violência sexual contra crianças que frequentam a escola. Tendo como norte a pesquisa em psicanálise, entrevistamos cinco educadores de uma creche localizada em um município da grande São Paulo, buscando compreender como pensam e subjetivam as experiências ligadas à violência sexual perpetrada contra as crianças que frequentam a creche e como lidam com o aspecto formal da denúncia. Algo de um mal-estar emergiu nos discursos dos educadores ligado a interdição da fala sobre o fenômeno da violência sexual, encontrando somente o sussurro como possibilidade de articulação pela linguagem.

Biografía del autor/a

Cristiano Rodineli de Almeida

Psicólogo clínico de orientação psicanalítica. Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, especialista em Psicopatologia e Saúde Pública e em Políticas Públicas e Socioeducação. Trabalha como psicólogo na Fundação CASA, atendendo adolescentes privados de liberdade.

Publicado

2020-11-08

Cómo citar

Almeida, C. R. de. (2020). O SUSSURRO COMO LINGUAGEM DA DENÚNCIA DE VIOLÊNCIA SEXUAL: UMA PESQUISA COM EDUCADORES DE CRECHE. Revista Educação - UNG-Ser, 15(3), 31–39. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-4251

Número

Sección

Artigos