A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA - uma revisão sistemática -

Autores/as

  • Rafael Annunciato Neto Universidade Federal de São Paulo
  • Denise Chrysostomo Suzuki Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Sylvia de Souza Vitalle Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-4320

Palabras clave:

Altas Habilidades/Superdotação. Vulnerabilidade socioemocional. Adolescente. Comportamento do adolescente. Saúde do adolescente.

Resumen

Adolescentes com altas habilidades/superdotação na escola são invisíveis aos olhos da escola e dos professores, uma vez que foram identificados 0,05% de alunos no censo escolar de 2018. Neste contexto o trabalho foi desenvolvido com objetivo de identificar como o professor e a escola percebem as altas habilidades/superdotação de adolescentes com alta vulnerabilidade socioemocional na escola para compreender este processo de invisibilidade. O método selecionado foi a revisão sistemática qualitativa utilizando os descritores: child, gifed e academic success nas bases de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Medicinal Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine/PubMed); Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/Lilacs); Scientific Electronic Library Online (SciElo). O critério de inclusão no trabalho compreendeu artigos, teses e livros; estudos qualitativos; adolescentes; percepção de professores e coordenadores; e trabalhos que envolvem o processo de escolarização. E, como critérios de exclusão consideraram-se os documentos que não tinham relação única e direta com alunos com altas habilidades/superdotação; trabalhos de conclusão de curso de graduação, cursos de especialização e lato sensu. Utilizaram-se os idiomas português, espanhol e inglês. Ao final foram selecionados seis trabalhos que atenderam às especificações da pesquisa. Os resultados e discussão envolveram as falas dos professores classificadas em seis categorias: mitos e preconceitos, identificação/avaliação, invisibilidade, formação de professores e vulnerabilidade socioemocional. A análise envolveu a legislação, teorias sobre a inteligência e processos de identificação. A dimensão da saúde foi discutida como um elemento fundamental para evitar transtornos decorrentes da vulnerabilidade socioemocional. A análise permitiu compreender que não existe uma causa única da invisibilidade, mas vários fatores produzem este fenômeno no sistema escolar.

Biografía del autor/a

Rafael Annunciato Neto, Universidade Federal de São Paulo

Prof. Dr. em Educação e Saúde pela UNIFESP. Mestre em Educação e Adm. Especialista em EAD, Recursos Humanos, Planejamento Empresarial. Psicopedagogo. Graduado em Pedagogia.

Denise Chrysostomo Suzuki, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Saúde Coletiva - UNIFESP/EPM. Especialização em Equipe Multiprofissional do Centro de Atenção e Apoio ao Adolescente, Departamento de Pediatria, Especialização em Educação com área de concentração em Filosofia e Ensino de Filosofia; Bacharelado em Musicoterapia (FPA)

Maria Sylvia de Souza Vitalle, Universidade Federal de São Paulo

Prof. Adjunto Dr e Chefe do Setor de Medicina do Adolescente UNIFESP/EPM; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência, UNIFESP/Departamento de Educação. Autora Correspondente: Endereço: Rua Botucatu, 715, Vila Clementino, CEP 04023-062, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

2020-11-08

Cómo citar

Annunciato Neto, R., Chrysostomo Suzuki, D., & Souza Vitalle, M. S. de. (2020). A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE ADOLESCENTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA - uma revisão sistemática -. Revista Educação - UNG-Ser, 15(3), 80–93. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-4320

Número

Sección

Artigos de Revisão