RELAÇÕES ENTRE A BNCC E O DIREITO DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Andreia de Bem Machado Faculdade Anasps
  • Vera Regina Lúcio Faculdade Anasps

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4359

Palabras clave:

Educação Infantil, BNCC, documentos oficiais

Resumen

No mundo globalizado, a partir da Lei de Diretrizes e Bases, iniciou-se as discussões e políticas da educação infantil, pois essa passa a ser parte integrante da educação básica. As questões referentes a um currículo nacional é articulado e passa a ser implementado no cenário nacional a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para posteriormente será discutida nos estados e municípios. Sendo assim o objetivo deste trabalho será identificar as relações entre a BNCC e a os documentos oficiais da Educação Infantil. Para tanto utilizou-se da metodologia bibliográfica e documental. Os resultados alcançados foram que cada rede de ensino irá organizar-se através para confecção de sua proposta curricular municipal baseadas nas 10 competências gerais da BNCC.

Biografía del autor/a

Andreia de Bem Machado, Faculdade Anasps

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Alfabetização na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação (FAED) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Experiência na área de Educação há mais de 20 anos e com ênfase em Educação a Distância (EaD) desde de 2004, atuando principalmente nos temas: orientação de trabalho de pós graduação a distância, planejamento, desenvolvimento, coordenação nos cursos a distância. Atualmente desenvolve trabalhos e pesquisas na área de planejamento, prática, acompanhamento e avaliação em EaD, educação corporativa, inovação, habitat de inovação, empreendedorismo,incubadora, parques tecnológicos bem como na área de Mídia e Gestão do Conhecimento. Atua também como professora formadora, palestrante, docente no ensino superior, professora orientadora e avaliadora de artigos científicos.Autora de livro e artigos científicos.

Vera Regina Lúcio, Faculdade Anasps

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2006), Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Santa Catarina (1980), Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental. UTIC (2018). Atualmente é professora efetiva da Faculdade Municipal de Palhoça e do Centro Universitário Municipal de São José, em ambas instituições no Curso de Pedagogia . Atuando, principalmente, nas áreas da aprendizagem, formação docente, espaço, elementos curriculares, gestão escolar, planejamento, avaliação e estágio (Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Gestão) e Orientação de TCC. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5679654057036001

Publicado

2021-10-16

Cómo citar

Machado, A. de B., & Lúcio, V. R. (2021). RELAÇÕES ENTRE A BNCC E O DIREITO DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Educação - UNG-Ser, 16(2), 37–41. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4359

Número

Sección

Artigos