A CONTRIBUIÇÃO DE PIERRE BOURDIEU PARA A METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

Autores/as

  • Maria Lúcia Wochler Pelaes Universidade Guarulhos

Resumen

O presente ensaio propõe analisar como é confi gurada uma pedagogia aplicada à arte, que compreende o conceito dentro de um imaginário social, refl etindo a idéia da existência de um “dom” específi co para a vivência artística. Quanto à ideologia do dom, segundo os fundamentos teóricos de Pierre Bourdieu, pode ser interpretada como uma justifi cativa para a criação de estereótipos em relação à atuação e ao êxito dos alunos nas aulas de arte, consequentemente, mascarando as condições de acesso à cultura e aos bens culturais, identifi cando a capacidade criativa como atributo natural. Assim concebida, a noção de uma pedagogia artística assume um sentido de criatividade numa alternância entre a expressão espontânea, livre de regras, e o aprendizado estético. Tal relação dicotômica revela que o conceito de criatividade é concebido numa contradição entre a condição de “habilidade” natural e inata, e a condição de ser identifi cado como um produto de aprendizado cultural.

Publicado

2009-11-05

Cómo citar

Pelaes, M. L. W. (2009). A CONTRIBUIÇÃO DE PIERRE BOURDIEU PARA A METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE. Revista Educação - UNG-Ser, 4(1), 24–30. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/456

Número

Sección

Artigos