A TAXIONOMIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL EMPREENDEDORA

Autores/as

  • Marcelo Dourado Sales UNIFACCAMP
  • Manuel Antonio Meireles da Costa UNIFACCAMP
  • Maria Aparecida Sanches UNIFACCAMP
  • Marcio Magera Conceição UNG
  • Joelma Telesi Pacheco Conceição UNIFACCAMP

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4568

Palabras clave:

Cultura organizacional, Tipos de cultura organizacional, Orientação empreendedora, Empreendedorismo, Micro e pequenas empresas

Resumen

Este trabalho propõe apresentar a taxionomia das sete tipologias de cultura empreendedora dos estudos de Sales (2010) com base na orientação empreendedora dos líderes propostas por Lumpkin e Dess (1996), Atuahene-Gima e Ko (2001), Sarasvathy e Dew (2005) e Oliveira Junior (2009). Estas tipologias validadas e testadas em uma escala tipo Likert, foram aplicadas em oitenta e duas empresas empreendedoras por meio de um questionário contendo sessenta questões, definindo a taxionomia dominante da cultura empreendedora de diferentes ramos de atuação de micros e pequenas empresas dentro de um raio de 100 km da cidade de São Paulo. Os resultados obtidos desta taxionomia foram: 1°. Cultura do Tipo 6 Cultura Formação de Parceria [CFP], 45,16%; 2°. Tipo 7 Cultura Orientada para o Mercado[COM], 25,81% ; 3°. Tipo 1 Cultura Autônoma [CA], 12,90%; 4°. do Tipo 5 Cultura Competitiva Agressiva [CCA], 6,45% e em 5°. as Culturas do Tipo 2 Inovação [CI], 3 Capacidade de Assumir Riscos [CCAR] e 4 Proatividade [CPA] que apresentaram a mesma aderência, 3,23%.

Biografía del autor/a

Marcelo Dourado Sales, UNIFACCAMP

Ciências Sociais Aplicada

Publicado

2021-10-16

Cómo citar

Sales, M. D., da Costa, M. A. M., Sanches, M. A., Conceição, M. M., & Conceição, J. T. P. (2021). A TAXIONOMIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL EMPREENDEDORA. Revista Educação - UNG-Ser, 16(2), 101–140. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n2-4568

Número

Sección

Artigos