ARTE CONTEMPORÂNEA, UM EXERCÍCIO DE CRIATIVIDADE

Autores/as

  • Mônica Chagas de Oliveira Gomes Ribeiro Universidade Guarulhos

Resumen

A proposta deste trabalho é estimular o estudo e a investigação da Arte Contemporânea, entender seus mecanismos e apresentá-la como uma possibilidade nova e diferente para o ensino de artes nas escolas. Inspirado no trabalho da artista plástica dinamarquesa Anna Marie Holm, discute também o papel do arte-educador na construção do conhecimento e sua contribuição na formação de um indivíduo criativo, crítico, atuante, ciente do seu papel e do seu espaço na sociedade. Foram pesquisados textos e autores que discutem temas como arte contemporânea, prática educativa, ensino das artes, construção do conhecimento e processos criativos, estabelecendo uma ligação entre suas principais idéias a fi m de evidenciar a necessidade de um ensino de artes que promova, de fato, construção de conhecimento de forma concreta. Autores como Ana Mae Barbosa, Paulo Freire, Rubem Alves, Fernando Cocchiaralle, Fayga Ostrower e José Ortega Y Gasset, entre outros, embasam as opiniões registradas neste artigo.

Cómo citar

Gomes Ribeiro, M. C. de O. (2009). ARTE CONTEMPORÂNEA, UM EXERCÍCIO DE CRIATIVIDADE. Revista Educação - UNG-Ser, 4(1), 46–53. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/461

Número

Sección

Espaço do Aluno