O CORPO DO BRASIL, DO JAPÃO E DO NIKKEI: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DOS CORPOS SOCIAIS

Autores/as

  • Luciane Maya Yamauchi Universidade Federal de São Paulo
  • José Roberto da Silva Brêtas Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4671

Palabras clave:

Corpo, Nikkei, Imigração Japonesa, Educação.

Resumen

O corpo é um assunto frequentemente abordado devido ao posto privilegiado que ele possui em nossa sociedade. No Brasil existe um corpo nacional padrão que exclui o corpo do brasileiro descendente de japonês – o nikkei –, que é visto como estrangeiro em sua terra natal. Portanto, acredita-se na importância em compreender as questões de corporalidade do nikkei em nossa sociedade. Para tanto, o estudo tem o intuito de trazer conceitos do corpo sobre diferentes perspectivas histórico sociais, primeiramente trazendo conceitos do corpo na cultura ocidental – que teve grande influência no Brasil – e depois da cultura japonesa. Finalizando com a trajetória do imigrante e seus descendentes em terra brasileira e uma discussão sobre o corpo do nikkei no Brasil.

Biografía del autor/a

Luciane Maya Yamauchi, Universidade Federal de São Paulo

Mestre e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela UNIFESP, Brasil.

José Roberto da Silva Brêtas, Universidade Federal de São Paulo

Professor orientador no Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP, Brasil.

Publicado

2023-05-28

Cómo citar

Yamauchi, L. M., & da Silva Brêtas, J. R. (2023). O CORPO DO BRASIL, DO JAPÃO E DO NIKKEI: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DOS CORPOS SOCIAIS. Revista Educação - UNG-Ser, 18(1), 88–100. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4671

Número

Sección

Artigos