DO LIVRO DIDÁTICO FÍSICO AO IMATERIAL: O EMPURRÃO DA PANDEMIA

Autores/as

  • Caio Kraide Gaeta PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
  • Beatriz de Azevedo Blandy PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
  • Daniel Couto Gatti PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n3-4713

Palabras clave:

livro didático, pandemia, tecnologia

Resumen

Este ensaio, de caráter exploratório, pretende situar a produção e uso educacional do conteúdo didático do ensino básico brasileiro durante e pós-pandemia, associando-as a políticas públicas que vêm sinalizando a mudança do conteúdo didático em livros físicos para o ambiente digital. Esse marco legal vem sendo implantado já há algum tempo, com resultados ainda pouco tangíveis. Porém no contexto da pandemia do Covid-19, evidenciou pontos críticos, mostrou lacunas estruturais e explicitou interesses. Aborda-se aqui o atual modelo de produção de conteúdo didático, relacionando-o ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e a passagem para plataformas de conteúdo. Aponta-se também as bases desejáveis para o desenvolvimento de um ensino híbrido em cenários futuros, nos termos de uma mudança paradigmática, que vai além do campo instrumental. Ao desenhar dinâmicas de criação de conteúdo, modelagem de currículos e avaliações, delineiam-se novos caminhos para o ensino e aprendizagem. Para traçar esse painel sobre o estado atual e possibilidades futuras dessa transformação, utilizamos marcos legais, referências bibliográficas, entrevistas e artigos de jornal.

Biografía del autor/a

Caio Kraide Gaeta, PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Cientista Social graduado pela Universidade Estadual Paulista (FFC-UNESP). Mestrando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), investiga as novas transformações tecnológicas e seus desdobramentos para o trabalho e educação no Brasil. Áreas de interesse: Sociologia do Trabalho; Transformação Digital; Educação profissional; Futuro do trabalho;

Publicado

2021-12-24

Cómo citar

Gaeta, C. K., Blandy, B. de A., & Gatti, D. C. (2021). DO LIVRO DIDÁTICO FÍSICO AO IMATERIAL: O EMPURRÃO DA PANDEMIA. Revista Educação - UNG-Ser, 16(3), 12–27. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n3-4713

Número

Sección

Dossiê