EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: CONTEXTO, POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Autores/as

  • Robério Gomes dos Santos Centro Universitário Vale do Salgado
  • Liliane Gomes dos Santos Universidade de Brasília
  • Antônia Gabrielly Araújo dos Santos Centro Universitário Vale do Salgado

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n1-4861

Palabras clave:

Educação em Direitos Humanos, PNEDH, Escola, Cidadania.

Resumen

A educação em direitos humanos, é uma educação voltada para a formação de valores, atitudes e ações nos indivíduos, visando o respeito a dignidade da pessoa humana, seja na educação formal ou não-formal. O objetivo geral do artigo foi discutir a educação em direitos humanos nas escolas brasileiras, os objetivos específicos foram: explanar brevemente sobre direitos humanos; demonstrar a importância da educação em direitos humanos na educação básica e apresentar o plano nacional de educação em direitos humanos. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica de artigos e legislações que tratassem sobre educação em direitos humanos, educação e direitos humanos e sobre o plano nacional de educação em direitos humanos, sendo assim, utilizada abordagem qualitativa, explicativa e descritiva. Foi possível concluir que os direitos humanos estão presentes em todos os espaços sociais, devendo ser respeitados por todos; que a educação em direitos humanos na escola possibilita a formação de sujeitos de direito, conhecedores de seus direitos e deveres, propagadores assim da cultura dos direitos humanos na escola e comunidade; e que o PNEDH foi uma importante conquista para o Brasil, enquanto política pública, necessitando ainda de mais engajamentos coletivos para tornar sua aplicação efetiva em todos os campos de atuação da educação em direitos humanos.

Biografía del autor/a

Robério Gomes dos Santos, Centro Universitário Vale do Salgado

Discente do Curso de Direito. Estagiário do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE).

Liliane Gomes dos Santos, Universidade de Brasília

Pós-graduada em Saúde da Família (UNB), Pós-graduada em Enfermagem em Urgência e Emergência (FIP), Graduada em Enfermagem (URCA), Enfermeira Efetiva da Prefeitura Municipal de Russas-CE.

Antônia Gabrielly Araújo dos Santos, Centro Universitário Vale do Salgado

Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável (UFCA), Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (DAMÁSIO), Graduada em Direito (URCA), Advogada, Docente do Curso de Direito do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS) e da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina (FACISA).

Publicado

2022-03-18

Cómo citar

Santos, R. G. dos, Santos, L. G. dos, & Santos, A. G. A. dos. (2022). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: CONTEXTO, POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Revista Educação - UNG-Ser, 17(1), 8–22. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n1-4861

Número

Sección

Dossiê