APRENDIZAGENS RELACIONADAS AOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Joice Andrade Silva

Palavras-chave:

Criança. Infância. Direitos. Educação Infantil. Gênero. Estereótipos.

Resumo

O papel da instituição de educação infantil é desenvolver integralmente esses pequenos para a autonomia, promovendo processos educativos que visem a indissociabilidade do cuidar e educar, pautando-se nas referências e diretrizes estabelecidas para o território nacional. E para que haja uma educação de qualidade ela deve ser ofertada sem a construção de estereótipos, estigmas e preconceitos. Durante esse trabalho discutiremos os conceitos de gênero biológico, identidade de gênero e sexualidade, desconstruindo a ideia de que existem papéis masculinos e femininos determinados naturalmente, pluralizando as feminilidades e masculinidades. A construção de estereótipos como “coisas de meninas” e “coisas de meninos” na educação infantil vai contra as legislações e orientações nacionais para essa etapa do ensino, além de limitar as crianças.

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Publicado

2017-10-16

Como Citar

Silva, J. A. (2017). APRENDIZAGENS RELACIONADAS AOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Educação - UNG-Ser, 12(1 ESP), 60–73. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2885

Edição

Seção

Artigos