PESQUISA-AÇÃO EM UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA DE INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO EM UM CURSO PRESENCIAL

Autores

  • Márcio Magera Conceição Universidade de Guarulhos - UnG
  • Ricardo Shitsuka Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.
  • Dorlivete Moreira Shitsuka Universidade Cruzeiro do Sul
  • Caleb David Willy Moreira Shitsuka Universidade Brasil. UniFMU.

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3700

Palavras-chave:

Pesquisa participativa, Trabalho colaborativo, Informática na educação, Tecnologias educacionais.

Resumo

Resumo Os cursos superiores presenciais de Licenciatura no Brasil podem conter até 40% de disciplinas a distância. Estas pressupõem o emprego de um ambiente virtual e a separação física entre quem ensina e os que aprendem e há estudantes que apresentam dificuldades em relação à modalidade da Educação a Distância (EAD). Acredita-se que por meio da forma de trabalho do tutor, torna-se possível melhorar a satisfação do aluno nas disciplinas EAD. O objetivo deste artigo é apresentar um estudo no qual os alunos de uma disciplina inicial de um curso inicialmente apresentam dificuldades de participação e engajamento na disciplina de introdução à computação. Realiza-se um trabalho de pesquisa-ação por meio do qual se ouvem as dificuldades dos alunos e realizam-se propostas conjuntas para o trabalho tutoral. Passa-se a trabalhar nos fóruns da disciplina com o emprego de cores e letras diferentes para cada participante, padronizando desta forma a participação de cada aluno do curso. Observa-se por meio das notas e de uma coleta de informações no final do período que os alunos melhoram seu desempenho na disciplina, participação e engajamento no curso. Palavras-chave: Pesquisa participativa; Trabalho colaborativo; Informática na educação; Tecnologias educacionais. Resumen Los cursos superiores presenciales de Licenciatura en Brasil pueden contener hasta un 40% de disciplinas a distancia. Estas presupone el empleo de un ambiente virtual y la separación física entre quien enseña y los que aprenden y hay estudiantes que presentan dificultades en relación a la modalidad de la Educación a Distancia (EAD). Se cree que por medio de la forma de trabajo del tutor, se hace posible mejorar la satisfacción del alumno en las asignaturas EAD. El objetivo de este artículo es presentar un estudio en el cual los alumnos de una disciplina inicial de un curso inicialmente presentan dificultades de participación y compromiso en la disciplina de introducción a la computación. Se realiza un trabajo de investigación-acción por medio del cual se oye las dificultades de los alumnos y se realizan propuestas conjuntas para el trabajo tutoral. Se pasa a trabajar en los foros de la disciplina con el empleo de colores y letras diferentes para cada participante, estandarizando de esta forma la participación de cada alumno del curso. Se observa por medio de las notas y de una recolección de informaciones al final del período que los alumnos mejoran su desempeño en la disciplina, participación y compromiso en el curso. Palabras clave: Investigación participativa; Trabajo colaborativo; Informática en la educación; Tecnologías educativas. Summary Bachelor's degree courses in Brazil can contain up to 40% of distance learning courses. These presuppose the use of a virtual environment and the physical separation between those who teach and those who learn and there are students who present difficulties in relation to the mode of distance education. It is believed that through the form of work of the tutor, it becomes possible to improve student satisfaction in the EAD discipline. The aim of this article is to present a study in which the students of an initial discipline of a course initially present difficulties of participation and engagement in the subject of introduction to computing. A work of action research is carried out through which the students' difficulties are heard and joint proposals are made for the tutorial work. It is used in the disciplinary forums with the use of different colors and letters for each participant, thus standardizing the participation of each student of the course. It is observed through the notes and an information collection at the end of the period that the students improve their performance in the discipline, participation and engagement in the course. Palavras-chave: Participatory research; Collaborative work; Informatics in education; Educational technologies.

Biografia do Autor

Márcio Magera Conceição, Universidade de Guarulhos - UnG

Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Doutorado em Ciências Sociais pela PUC-SP. Doutorado em Administração pela Florida Christian University.

Ricardo Shitsuka, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.

Doutor em Enino de Ciências na Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre em Engenharia pela EPUSP. Pós-graduação em Tecnologia, Formação de Professores e Sociedade na UNIFEI. Pós-graduação em Tecnologias Educacionais pela FAAP. Pós-graduação em Design Instrucional para EAD pela UNIFEI. Graduação em Pedagogia Graduação em Odontologia Graduação em Licenciatura em Computação Graduação em Engenharia

Dorlivete Moreira Shitsuka, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora na UNIFMU/Laureate University. Tutora de EAD no PIGEAD/LANTE/UFF. Mestre em Ensino pela UNICSUL. Pesquisadora no Grupo de Pesquisas MEAC.

Caleb David Willy Moreira Shitsuka, Universidade Brasil. UniFMU.

Doutor em Ciências da Saúde Mestre em Ciências da Saúde Especialista em Educação a Distância

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Publicado

2020-11-08

Como Citar

Conceição, M. M., Shitsuka, R., Shitsuka, D. M., & Shitsuka, C. D. W. M. (2020). PESQUISA-AÇÃO EM UMA DISCIPLINA A DISTÂNCIA DE INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO EM UM CURSO PRESENCIAL. Revista Educação - UNG-Ser, 15(3), 21–30. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3700

Edição

Seção

Artigos