UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE RECIFE/PE

Autores

  • Mario Marcos Lopes Centro Universitário Barão de Mauá Faculdade de Educação São Luís Universidade Federal de São João del-Rei
  • Luiza Maria Rodrigues Costa Centro Universitário Barão de Mauá

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3910

Palavras-chave:

Formação docente. Formação continuada. Identidade docente.

Resumo

O presente estudo investiga o processo de formação continuada na Rede Municipal de Recife. Teve como objetivo geral, verificar os impactos da formação continuada de professores na Rede Municipal de Ensino de Recife. Para alcançar os objetivos propostos essa investigação adotou uma perspectiva qualitativa. A metodologia consistiu no acompanhamento de formações continuadas ofertadas, aos professores de 4ºs e 5ºs anos, pela Rede Municipal de Ensino de Recife ao longo de 5 meses de formação. A primeira parte da pesquisa consistiu na análise documental do Plano de Ação/2018 em que havia a programação anual das formações. Em seguida foram analisadas as respostas dadas pelos docentes em um formulário avaliativo e os relatórios feitos pelas formadoras responsáveis por esse grupo de professores. Os resultados evidenciaram que o modelo de organização das formações possibilitaram um aprofundamento de temáticas trabalhadas por semestres, apesar de haver algumas limitações. Nas avaliações, os docentes apontaram que nem sempre as formações auxiliava-os em sua prática, já que os temas propostos no primeiro semestre só seriam trabalhados pelos docentes no segundo semestre, segundo a matriz curricular da referida rede. Os momentos formativos, de uma forma geral, foram bem avaliados pelos/as professores, que percebiam, em grande parte, a articulação entre teoria e prática, bem como reconheciam o espaço, durante a formação, para o compartilhar de experiências docentes. Conclui-se, então, que o momento de formação continuada é importante para o fortalecimento da identidade docente, promovendo uma ressignificação da ação pedagógica e o aumento do protagonismo dos professores.

Biografia do Autor

Mario Marcos Lopes, Centro Universitário Barão de Mauá Faculdade de Educação São Luís Universidade Federal de São João del-Rei

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara (2011). Especialista em: Tecnologias e Educação a Distância (2016) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Orientação Educacional (2018), Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2016), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Gestão Escolar (2013) e Didática e Tendências Pedagógicas (2011) pela Faculdade de Educação São Luís e Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João del Rei - MG (2010). Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Pedagogia (2016) pela Fatece. Docente da pós-graduação modalidade EaD do Centro Universitário Barão de Mauá nas disciplinas de: Tecnologia Educacional na Gestão do Conhecimento: Educação Continuada e Evolução Profissional; Metodologia da Pesquisa Científica; Planejamento, avaliação e metodologias em educação ambiental e orienta trabalhos de conclusão. Atua como Tutor no Curso de Especialização em Computação aplicada à Educação Básica oferecido pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É professor-tutor e orientador de TCC dos Cursos de Especialização da Faculdade de Educação São Luís, além de ministrar aulas nas disciplinas de Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino de Ciências. Atua como Professor Coordenador (Secretaria de Estado da Educação) - Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto.

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Publicado

2020-11-08

Como Citar

Lopes, M. M., & Rodrigues Costa, L. M. (2020). UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DE RECIFE/PE. Revista Educação - UNG-Ser, 15(3), 40–56. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v15n3-3910

Edição

Seção

Artigos