ANÁLISE DAS INTERAÇÕES E DAS MEDIAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DURANTE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Adriana Fátima de Souza Miola Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Patrícia Sandalo Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3913

Palavras-chave:

Formação de Professores. Pesquisa Colaborativa. Colaboração.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as interações e as mediações que ocorreram em uma proposta de formação continuada desenvolvida por meio da metodologia da pesquisa colaborativa durante uma pesquisa de doutorado. O estudo utilizou a pesquisa colaborativa, segundo Ibiapina, como metodologia, sendo essa uma modalidade de pesquisa que se encontra ancorada na Abordagem Histórico Cultural de Vigotski, em que a sua premissa é conhecer a essência do fenômeno por meio de seu processo histórico real e de seu desenvolvimento, em que o sujeito é considerado parte inerente à sociedade da qual faz parte. Os dados desta pesquisa foram produzidos entre 2013 e 2016 no projeto OBEDUC, núcleo UFMS, a partir de 38 sessões, uma entrevista coletiva e envolveu dois professores de matemática. Os dados foram analisados por meio de dois eixos temáticos; Mediação e Colaboração. Como resultado, destacamos que a formação realizada no estudo, por meio da metodologia da pesquisa colaborativa, mostrou-se uma oportunidade também de pesquisa para todos os participantes, propiciou coprodução de saberes, possibilidade de reflexão crítica e de colaboração. O formato de formação criou vínculo e foi além das produções que gerou, foi uma abordagem de formação contínua, que atingiu a vontade do professor de ser pesquisador, e de cruzar os caminhos da universidade e da escola. Palavras-chave: Formação de Professores. Pesquisa Colaborativa. Colaboração.

Biografia do Autor

Adriana Fátima de Souza Miola, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação Matemática pela UNESP – Rio Claro. Diretora do Instituto de Matemática e Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Pesquisa FORMEM – Formação e Educação Matemática.

Patrícia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Diretora e Docente do Instituto de Matemática (INMA) Área de Educação Matemática

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

Miola, A. F. de S., & Pereira, P. S. (2019). ANÁLISE DAS INTERAÇÕES E DAS MEDIAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DURANTE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Revista Educação - UNG-Ser, 14(1 ESP), 36–53. https://doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3913

Edição

Seção

Artigos