ANÁLISE DAS INTERAÇÕES E DAS MEDIAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DURANTE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3913Palavras-chave:
Formação de Professores. Pesquisa Colaborativa. Colaboração.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as interações e as mediações que ocorreram em uma proposta de formação continuada desenvolvida por meio da metodologia da pesquisa colaborativa durante uma pesquisa de doutorado. O estudo utilizou a pesquisa colaborativa, segundo Ibiapina, como metodologia, sendo essa uma modalidade de pesquisa que se encontra ancorada na Abordagem Histórico Cultural de Vigotski, em que a sua premissa é conhecer a essência do fenômeno por meio de seu processo histórico real e de seu desenvolvimento, em que o sujeito é considerado parte inerente à sociedade da qual faz parte. Os dados desta pesquisa foram produzidos entre 2013 e 2016 no projeto OBEDUC, núcleo UFMS, a partir de 38 sessões, uma entrevista coletiva e envolveu dois professores de matemática. Os dados foram analisados por meio de dois eixos temáticos; Mediação e Colaboração. Como resultado, destacamos que a formação realizada no estudo, por meio da metodologia da pesquisa colaborativa, mostrou-se uma oportunidade também de pesquisa para todos os participantes, propiciou coprodução de saberes, possibilidade de reflexão crítica e de colaboração. O formato de formação criou vínculo e foi além das produções que gerou, foi uma abordagem de formação contínua, que atingiu a vontade do professor de ser pesquisador, e de cruzar os caminhos da universidade e da escola. Palavras-chave: Formação de Professores. Pesquisa Colaborativa. Colaboração.Downloads
Publicado
2019-09-23
Como Citar
Miola, A. F. de S., & Pereira, P. S. (2019). ANÁLISE DAS INTERAÇÕES E DAS MEDIAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DURANTE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA. Revista Educação - UNG-Ser, 14(1 ESP), 36–53. https://doi.org/10.33947/1980-6269-v14n1-3913
Edição
Seção
Artigos