APRENDER COM CRIATIVIDADE: ADAPTAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA GRADUAÇÃO

Autores

  • Suéllen Mota Marques Costa Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Rosângela Míriam Lemos Oliveira Mendonça Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Viviane Gomes Marçal Instituto Federal de Minas Gerais
  • Patrícia Santos Delgado Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4350

Palavras-chave:

Mapas Conceituais. Aprendizagem Significativa. Metodologias Ativas no Ensino Superior. Design de Ambientes.

Resumo

A implementação contínua de melhorias no processo de ensino-aprendizagem é uma meta para todos os profissionais comprometidos com a educação. Na busca por tais objetivos, diversos métodos são estudados, no intuito de encontrar opções adequadas para cada contexto, como por exemplo, o nível (fundamental, médio, graduação, etc.) e o tipo de curso. Nesse sentido, este trabalho relata uma experiência de adaptação de um método de aprendizagem significativa, os mapas conceituais, para melhoria da aprendizagem de estudantes de graduação em Design de Ambientes da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED-UEMG). Participaram do projeto 29 estudantes do penúltimo período do curso, sendo conforto ambiental o tema para elaboração dos mapas. O objetivo foi compreender se a flexibilização proposta para o método seria compatível com estudantes de um curso com expressivo viés criativo. Dentre as modificações permitidas pode-se citar o uso de cores, desenhos à mão livre e colagens. O método de pesquisa consistiu em explicação da proposta aos estudantes; aulas expositivas sobre o tema; elaboração de exercícios de fixação; produção dos mapas (parciais e sintético) individuais; pesquisa de opinião com os envolvidos para avaliação da eficácia do método proposto; tratamento e análise dos dados; geração de resultados e discussão dos mesmos. Dessa experiência resultaram mapas diversificados, criativos e ímpares, bem como o procedimento foi bem avaliado pelos estudantes. Portanto, esse trabalho sinaliza que a aplicação do método proposto pode contribuir para a melhoria da aprendizagem de graduandos do curso de Design de Ambientes.

Biografia do Autor

Suéllen Mota Marques Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Construção Civil e especialista em Construção Civil pela Escola de Engenharia da UFMG, arquiteta e urbanista pela Escola de Arquitetura da UFMG, técnica em edificações pelo CEFET-MG. Atualmente é professora na Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (ED-UEMG) e pesquisadora no Centro de Estudos em Design e Tecnologia (CEDTec).

Rosângela Míriam Lemos Oliveira Mendonça, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós-doutoranda nas áreas de Redes de Empreendimentos Integrais na Construção Civil e Gestão de Resíduos e Agroecologia (UFMG). Doutora em Sistemas de Produção e Design Industrial (Itália-2014). Mestrado em Ciência da Computação (UFMG-1997) e em CABD (Scotland -1990). Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFMG-1986) e em Música (FUMA-1985). Professora e pesquisadora (ED-UEMG) - ergonomia, Design Sistêmico, Empreendedorismo e Sustentabilidade.

Viviane Gomes Marçal, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutora (UFOP) e Mestre (CEFET-MG) em Engenharia Civil. Especialista em História da Arte e da Cultura (UFMG). Especialista em Educação a distância (UNIMONTES). Designer de Ambientes (ED-UEMG). Técnica em Saneamento (CEFET-MG). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão nas temáticas: Ambientes de ensino e aprendizagem, Conforto Ambiental, Design e Inovação para Sustentabilidade, Design Social, Ecodesign.

Patrícia Santos Delgado, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós-doutoranda em Design pela ED/UEMG. Doutora em Sistemas de Produção e Design Industrial pelo Instituto Politécnico de Torino - Itália (2017). Mestre em Engenharia de Materiais pela Rede Temática de Engenharia de Materiais - REDEMAT (2011). Graduada em Design de Produto, pela UEMG (2006). Possui experiência em pesquisa nas áreas de design e educação, metodologia, projeto de produto e materiais.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Costa, S. M. M., Mendonça, R. M. L. O., Marçal, V. G., & Delgado, P. S. (2021). APRENDER COM CRIATIVIDADE: ADAPTAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA GRADUAÇÃO. Revista Educação - UNG-Ser, 16(1), 18–28. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v16n1-4350

Edição

Seção

Artigos