A REVISTA COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO
Resumo
Este projeto é o resultado da confecção de uma revista para os alunos do ensino médio da educação de jovens e adultos durante o estágio do curso de Educação Artística. Foram elaborados conhecimentos específi cos de produção para uma revista e foi estudada a história das primeiras revistas no Brasil entre o período de 1812 e 1942. A partir desse contexto, os alunos aprenderam várias técnicas de expressão artística, tais como, a xilogravura, história em quadrinhos, ilustrações e releituras de obras. Puderam também expressar suas idéias nos artigos, nas poesias e nos contos fi losófi cos. Essa revista foi confeccionada com a técnica manual, desenvolveu-se todo o processo de produção editoração e redação. Com esta metodologia, os alunos puderam praticar a linguagem oral, escrita e expressiva, trabalhando em equipe. A organização e produção da revista compreendem as etapas que envolveram criação (defi nição do tema, textos e imagens); pré-produção (defi nição dos capítulos e páginas); produção (layout inicial e fi nal, avaliação, correção, montagem, provas) e impressão. A turma foi dividida em cinco grupos assim distribuídos: editoria de arte, editoria de redação 1, editora de redação 2, editoria de diagramação e arte e editoria de reportagem. No fi nal de todo o processo cada grupo apresentou seus trabalhos a toda turma na forma de seminário, o qual foi avaliado pelo professor titular da sala. Durante a apresentação do seminário, percebeu-se a satisfação dos alunos em apresentar e expressar todas suas habilidades artísticas. É possível destacar o aproveito de dois grupos: o de editoria de arte, que de forma simples e objetiva, levou à turma todos os esboços feitos para a história em quadrinhos, e o de redação 1, que, de forma poética, levou a turma a refl etir sobre o cotidiano escolar. Toda a turma se empenhou para a realização deste projeto, com a colaboração dos professores e direção da escola.Downloads
Como Citar
Ferreira, M. P. N. (2009). A REVISTA COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO. Revista Educação - UNG-Ser, 4(1), 32–38. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/459
Edição
Seção
Espaço do Aluno