A IMPORTÂNCIA DOS ARQUIVOS DOPS-PR NA CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Valquíria Elita Renk Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR
  • Júlia Aliot da Costa Ilkiu Universidade do Contestado (UNC)
  • Rivaldo Dionízio Cândido Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

DOI:

https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n1-4837

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Arquivos, Dossiês DOPS-PR, Educação, Memória.

Resumo

Este artigo discute a importância dos arquivos da Delegacia de Ordem Política e Social no Paraná – DOPS-PR, como espaço de pesquisa e construção de uma memória sore a Educação e Direitos Humanos. O recorte temporal é dois períodos da história do Brasil: de 1937 a 1945 e de 964ª 1985, que foram de regimes ditatoriais e que fizeram uso do aparato legal e da polícia política nas ações de vigilância, repressão e sanção aos considerados inimigos. É uma pesquisa documental, cujas fontes são os documentos que compões a Coleção Dossiês da DOPS, sob a guarda do Arquivo Público do Paraná. Os Dossiês e trazem o registro individualizado das ações, as violações dos direitos por parte dos agentes políticos e também os processos de resistência de professores, estudantes e instituições educacionais ante as normativas legais. Estes documentos podem ser consultados por todos os cidadãos e constituem-se em importante fonte de pesquisa histórica. Estes documentos são importantes na construção de uma memória sobre a Educação e os Direitos Humanos, sobre o direito à memória e a possibilidade de construir uma sociedade mais justa e democrática. Os arquivos se constituem como espaços de memória, são educativos na reflexão da Educação em Direitos Humanos. O corpus documental será analisado em perspectiva interdisciplinar com Piovesan (2017), Gaspari (2002) Foucault (2008), Garcia (2011) Le Goff (2012), Bacellar (2005) e Silva Filho (2010).

Biografia do Autor

Valquíria Elita Renk, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Permanente do Mestrado em Bioética e do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Líder do Grupo de Pesquisa Bioética e Educação – CNPq/PUCPR. Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação e da Sociedade Brasileira de Bioética. Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas (NUHFOPE/UFPR) e a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos - ReBEDH. Professora Visitante do Doutorado em Humanidades na Universidade Católica de Moçambique.

Júlia Aliot da Costa Ilkiu, Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Especialista em Ministério Público - Estado Democrático de Direito pela Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (FEMPAR) e em Direito Constitucional e Direitos Humanos Fundamentais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professora de graduação no curso de Direito na Universidade do Contestado (UNC).

Rivaldo Dionízio Cândido, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas e Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Foi pesquisador de Iniciação Científica nas áreas de História da Educação e Direitos Humanos, com financiamento da Fundação Araucária (2018-2020).

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Publicado

2022-03-18

Como Citar

Renk, V. E., Ilkiu, J. A. da C., & Cândido, R. D. (2022). A IMPORTÂNCIA DOS ARQUIVOS DOPS-PR NA CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO. Revista Educação - UNG-Ser, 17(1), 74–90. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n1-4837

Edição

Seção

Dossiê