O CONHECIMENTO SOBRE PERPETRADORES DE VIOLAÇÕES COMO IMPULSIONADOR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: O CASO DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n1-4840Palavras-chave:
Direitos Humanos, Ditadura Militar. Perpetradores.Resumo
O presente artigo discute a importância do conhecimento sobre violações aos direitos humanos para a educação em direitos humanos. Dentro desse contexto, apresenta os resultados da pesquisa sobre perpetradores de violações na ditadura militar brasileira a partir dos documentos do Ministério Público Federal. Foram analisadas 31 ações penais contra perpetradores ajuizadas entre 2012 e 2018, seguindo os procedimentos metodológicos propostos pela Teoria Fundamentada em Dados (TFD). Como resultado, foram identificadas seis categorias que descrevem a atuação dos perpetradores: visão do opositor, sistema, fabricação de narrativas, banalidade do mal, disciplina dos corpos e sofrimento.Downloads
Publicado
2022-03-18
Como Citar
Silva, A. de C., & Brennand, E. G. de G. (2022). O CONHECIMENTO SOBRE PERPETRADORES DE VIOLAÇÕES COMO IMPULSIONADOR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: O CASO DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA. Revista Educação - UNG-Ser, 17(1), 58–73. https://doi.org/10.33947/1980-6469-v17n1-4840
Edição
Seção
Dossiê