USO DE DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO, INCORPORAR É SUFICIENTE?

Autores

  • Samara Mirelly da Silva
  • Francisco Fernandes Ladeira

Palavras-chave:

Linguagens. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

A incorporação de diferentes linguagens no ensino e aprendizagem, sobretudo na educação básica, é o escopo do presente artigo. Para tanto, divide-se em dois momentos. Primeiramente, apresenta-se uma incursão teórica relacionada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no âmbito das políticas públicas educacionais vigentes, bem como, às ideias pedagógicas de autores do campo educacional em relação aos processos examinados. Depois, busca-se responder ao problema que norteia esse estudo: incorporar diferentes linguagens no ensino, é suficiente? Desse modo, se espera fomentar reflexões no tangente à compreensão dos processos educacionais que se desenvolvem na contemporaneidade. Sobretudo, na latente revisão do papel do professor na construção do conhecimento em sala de aula. Entende-se que, a simples incorporação de novas tecnologias ou de qualquer outro tipo de linguagem nas escolas, não garante, por si só, a inovação didática; tampouco provoca automaticamente mudanças válidas e proveitosas na organização do sistema educacional.

Biografia do Autor

Samara Mirelly da Silva

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de São João Del-Rei e mestrado em Geografia. Docente na Educação Básica e Ensino Superior. Universidade do Estado de Minas Gerais.

Francisco Fernandes Ladeira

Especialista em Ciências Humanas: Brasil, Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João de-Rei (UFSJ). Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2025-01-23

Como Citar

da Silva, S. M., & Ladeira, F. F. (2025). USO DE DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO, INCORPORAR É SUFICIENTE?. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 19(1), e1915052. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/5052

Edição

Seção

Artigos