PROFISSIONALIZAÇÃO NO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DAS DIMENSÕES PROFISSIONALIZANTES EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL

Autores

  • Ricardo Ribeiro Rocha Marques
  • Carlos Eduardo Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.33947/educacao.v20i1.5320

Palavras-chave:

Terceiro Setor, Profissionalização, Gestão

Resumo

Esta pesquisa investigou dimensões de profissionalização propostas por Melo (2013) na ONG Amigos de Quatro Patas, localizada em São José do Egito/PE. Dificuldade de gestão, e especialmente de captação de recursos, é um dilema vivido cotidianamente por instituições do Terceiro Setor. Essa conjuntura tem estimulado estas organizações a assumirem características empresariais. Porém, esta decisão pode desviá-las do seu propósito inicial, para que se atendam interesses de doadores ou financiadores. E este é o contexto vivido pela ONG pesquisada. Assim, buscando conhecer esta realidade, foram empregadas técnicas como observação participante e entrevistas baseadas na abordagem de Melo (2013), com os gestores. A partir dos dados coletados, foi possível perceber como a entidade mudou seu modo de gerir com o passar do tempo e deixou de ser orientada somente pelas premissas da gestão social para assumir um caráter mais estratégico. Ao final do período de observação participante a ONG adquiriu maior gradação de aspectos profissionalizantes, como a participação de redes de cooperação, a valorização do percurso escolar e do grau de escolaridade dos membros e a superação de vínculos primários de sociabilidade que sustentavam as relações de trabalho em seu interior.

Biografia do Autor

Ricardo Ribeiro Rocha Marques

Escola Técnica Estadual Professora Célia Siqueira.

Carlos Eduardo Cavalcante

Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

06-06-2025

Como Citar

Ribeiro Rocha Marques, R., & Cavalcante, C. E. (2025). PROFISSIONALIZAÇÃO NO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DAS DIMENSÕES PROFISSIONALIZANTES EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL. Revista Educação - UNG-Ser - ISSN 1980-6469, 20(1), e2015320. https://doi.org/10.33947/educacao.v20i1.5320

Edição

Seção

Artigos