DESAFIOS DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS URBANOS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ARBORIZAÇÃO URBANA

Autores

  • Joelma Telesi Pacheco Conceição UNG Universidade
  • Marcio Magera Conceição UNG UNIVERSIDADE
  • Ricardo Costa UNG Universidade
  • Fabricio Bau Dalmas UNG Universidade
  • Mauricio Lamano Ferreira UNG Universidade

DOI:

https://doi.org/10.33947/1981-741X-v20n2-4877

Resumo

A gestão de Resíduos Orgânicos faz parte do desafio imposto pelas alterações climáticas por liberarem metano e gás carbônico na atmosfera como resultado de seu processo de decomposição, contribuindo com 4% da poluição por Gases de Efeito Estufa. Este estudo tem por objetivo analisar experiências de reaproveitamento de resíduos orgânicos desenvolvidas no Brasil e relatadas em artigos científicos publicados no período de 2010 a 2021, com especial ênfase para o reaproveitamento de produtos da decomposição (i.e. chorume) na adubação de árvores urbanas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa para qual foram consultadas as plataformas Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico, buscando artigos nacionais, através dos descritores: Iniciativas reaproveitamento de resíduos orgânicos, Resíduos orgânicos urbanos, Resíduos orgânicos experiência de compostagem, Compostagem de resíduos orgânicos e Reaproveitamento de Resíduos Orgânicos. Foram encontrados 36 artigos dos quais, após análise do conteúdo, foram selecionados 6 estudos cujo conteúdo atendeu aos interesses da pesquisa. Concluiu-se que as ações que vêm se desenvolvendo para o reaproveitamento de Resíduos Orgânicos partem de pequenas iniciativas, regionalizadas, com resultados positivos e desenvolvidas por uma parcela da população que optou por agir de maneira sustentável diante do descaso das entidades públicas frente aos problemas sanitários e ambientais relacionados à gestão de resíduos Orgânicos.

Biografia do Autor

Joelma Telesi Pacheco Conceição, UNG Universidade

Professora Universitária, avaliadora do MEC e mestranda em Geoambiental na Universidade Guarulhos

Marcio Magera Conceição, UNG UNIVERSIDADE

Pós Doutorando junto a Faculdade Funcional de Ecologia – Universidade de Coimbra, Portugal. Projeto em andamento, ano 2018. Pós Doutor junto ao Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH da Unicamp, SP, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Luiz C. Antunes. Ano 2004 e 2005. Post Doctor in International Relations, do Programa de Estudos de Pós-graduação stricto sensu da Florida Christian University – FCU. Memorial de conclusão de curso entregue em novembro de 2013, no Seminário Internacional em Orlando Florida, USA, 2013. Doutor em Ciências Sociais – Sociologia – Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-Puc, SP. 2002. Doutor em Administração de Negócios na Florida Cristhian Universit FCU – USA, 2010. Mestre em Ciências Sociais Área de Concentração Sociologia, pela Puc –SP. 2001. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Guarulhos -SP, 1999. MBA de Gestão de Marketing na ESAMC – Sorocaba, SP, 2007 Graduado: Bacharel em Ciências Econômicas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas SP. Ano 1993. Jornalista MTB 556.03.81V-SP.

Ricardo Costa, UNG Universidade

Professor do programa de Mestrado da Universidade Guarulhos

Fabricio Bau Dalmas, UNG Universidade

Professor e coordenador do programa de Mestrado da Universidade Guarulhos.

Mauricio Lamano Ferreira, UNG Universidade

Professor do programa de Mestrado da Universidade Guarulhos.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Conceição, J. T. P., Conceição, M. M., Costa, R., Dalmas, F. B., & Ferreira, M. L. (2021). DESAFIOS DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS URBANOS E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ARBORIZAÇÃO URBANA. Revista Geociências - UNG-Ser - ISSN 1981-741X (1981-7428), 20(2), 67–81. https://doi.org/10.33947/1981-741X-v20n2-4877

Edição

Seção

Artigos