GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE

Autores

  • Diógenes Alexandre Lopes AJES - Faculdades do Vale do Juruena
  • Irinéia Calabrese AJES - Faculdades do Vale do Juruena

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resíduos, Resíduos de Serviços de Saúde, Saúde Ambiental, Exposição a Agentes Biológicos.

Resumo

Introdução: os resíduos de serviços de saúde são compostos por todos aqueles relacionados ao atendimento à saúde humana ou animal, originados por estabelecimentos prestadores de serviços de saúde. Objetivo: compreender a análise do correto processo de manejos dos resíduos de serviços de saúde e a falta de informações sobre o PGRSS. Métodos: pesquisa de natureza bibliográfica, consubstanciada na literatura pertinente ao tema proposto. Foram compreendidas fontes on-line, artigos de periódicos, produzidos até julho de 2015, totalizando vinte e oito (28) referências contemplando a temática. Resultados: mesmo os locais que possuem o plano de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde fazem seu gerenciamento incorreto nas suas etapas de segregação, colocando em risco todo o processo de manejo e a saúde pública e ao meio ambiente. Conclusão: é preciso buscar conhecer as legislações vigentes e suas mudanças com o passar dos anos, buscando minimizar danos à saúde pública e ao meio ambiente e poder contribuir de uma forma correta no processo de gerenciamento de resíduos de serviço de saúde e um correto plano de gerenciamento.

Biografia do Autor

Diógenes Alexandre Lopes, AJES - Faculdades do Vale do Juruena

Mestre em enfermagem pela Universidade Guarulhos (UnG), pós-graduado em gerontologia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Docente, coordenador de estágio e membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante do curso de enfermagem da Faculdade do Vale do Jurena (AJES) . Tem experiência em Enfermagem, com ênfase em gerontologia, atenção primária, urgência e emergência. Participa do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Saúde, atuando na linha de pesquisa, A pessoa idosa no cotidiano de saúde. Experiencia em credenciamento de instituições de educação superior e de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Lopes, D. A., & Calabrese, I. (2016). GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE. Revista Saúde - UNG-Ser, 10(1-2), 61–70. Recuperado de https://revistas.ung.br/saude/article/view/2138

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA