MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO NA FORMAÇÃO EM GRADUAÇÃO DA SAÚDE: ESTUDO DE CASOS
Palavras-chave:
Minorias Sexuais e de Gênero, Educação Superior, Estudantes de Ciências da Saúde, Pesquisa QualitativaResumo
Introdução: A formação durante a graduação dos futuros profissionais de saúde constitui uma oportunidade relevante para a incorporação de temáticas relacionadas à defesa dos Direitos Humanos e, em particular, das minorias sexuais e de gênero. Objetivo: compreender a incorporação de temáticas relacionadas às minorias sexuais durante a graduação em saúde. Método: tratou-se de uma pesquisa qualitativa baseada no estudo de casos. Participaram 262 estudantes de graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia de duas Instituições de Ensino Superior paulistas. O conteúdo das respostas relacionadas à promoção do cuidado das minorias sexuais e de gênero foi analisado na modalidade lexical com apoio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados: os estudantes de graduação em Enfermagem enfatizam o cuidado respeitoso, o tratamento igualitário, a maior abordagem das temáticas LGBT+ durante os respectivos cursos, o enfrentamento de práticas discriminatórias e a construção de uma futura identidade profissional mais aberta à diversidade humana. Conclusão: evidencia-se a necessidade de desenvolver competências sensíveis às especificidades das minorias sexuais e de gênero desde a formação inicial dos futuros profissionais de saúde.Downloads
Publicado
2020-02-17
Como Citar
Liberato Sales, S. Q., & Pina de Oliveira, A. A. (2020). MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO NA FORMAÇÃO EM GRADUAÇÃO DA SAÚDE: ESTUDO DE CASOS. Revista Saúde - UNG-Ser, 13(2 ESP), 48. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/4067
Edição
Seção
XVII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC