MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO NA FORMAÇÃO EM GRADUAÇÃO DA SAÚDE: ESTUDO DE CASOS

Autores/as

  • Sulamyta Queren Liberato Sales Universidade de Guarulhos-Univeritas
  • Alfredo Almeida Pina de Oliveira

Palabras clave:

Minorias Sexuais e de Gênero, Educação Superior, Estudantes de Ciências da Saúde, Pesquisa Qualitativa

Resumen

Introdução: A formação durante a graduação dos futuros profissionais de saúde constitui uma oportunidade relevante para a incorporação de temáticas relacionadas à defesa dos Direitos Humanos e, em particular, das minorias sexuais e de gênero. Objetivo: compreender a incorporação de temáticas relacionadas às minorias sexuais durante a graduação em saúde. Método: tratou-se de uma pesquisa qualitativa baseada no estudo de casos. Participaram 262 estudantes de graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia de duas Instituições de Ensino Superior paulistas. O conteúdo das respostas relacionadas à promoção do cuidado das minorias sexuais e de gênero foi analisado na modalidade lexical com apoio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados: os estudantes de graduação em Enfermagem enfatizam o cuidado respeitoso, o tratamento igualitário, a maior abordagem das temáticas LGBT+ durante os respectivos cursos, o enfrentamento de práticas discriminatórias e a construção de uma futura identidade profissional mais aberta à diversidade humana. Conclusão: evidencia-se a necessidade de desenvolver competências sensíveis às especificidades das minorias sexuais e de gênero desde a formação inicial dos futuros profissionais de saúde.

Biografía del autor/a

Sulamyta Queren Liberato Sales, Universidade de Guarulhos-Univeritas

Graduanda em Enfermagem, estagiária da prefeitura de Guarulhos

Publicado

2020-02-17

Cómo citar

Liberato Sales, S. Q., & Pina de Oliveira, A. A. (2020). MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO NA FORMAÇÃO EM GRADUAÇÃO DA SAÚDE: ESTUDO DE CASOS. Revista Saúde - UNG-Ser, 13(2 ESP), 48. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/4067

Número

Sección

XVII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - JIC