O ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: A VISÃO DOS DISCENTES

Autores

  • Francisca Liliane Torres da Silva Centro de Referência em Saúde do Trabalhador -CEREST/Quixeramobim-Ceará
  • Grazielle Roberta Freitas da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Kátia Nêyla de Freitas Macêdo-Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Giselly Oseni Laurentino Barbosa Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Ensino, Enfermagem, Saúde mental

Resumo

Este estudo tem como objetivo caracterizar o ensino de enfermagem em saúde mental sob a ótica dos discentes. O estudo qualitativo foi realizado em fevereiro/2008, em uma cidade do Ceará, com 15 discentes de enfermagem do último período de uma universidade pública. Utilizou-se instrumento preenchido pelo próprio discente, na presença do pesquisador. As respostas foram apresentadas e discutidas segundo literatura pertinente. Percebe-se que os conceitos produzidos histórica e socialmente sobre a saúde mental/psiquiátrica continuam a existir mesmo depois da reforma psiquiátrica e de tantas outras ações contra segregação. A identidade do enfermeiro, advinda do modelo biomédico, leva o discente a concluir sua graduação com uma visão bastante reduzida das competências do enfermeiro no âmbito da saúde mental. Verificou-se também que a enfermagem enquanto profissão encontra-se em transição, os discentes reforçaram a importância de trabalhar o tema saúde mental. Os discentes ainda atuam baseado no modelo curativo, porém percebeu-se que o olhar para a temática oscila entre a insegurança e a vontade de inovar. Existe uma necessidade de ampliação das reflexões sobre o ensino da saúde mental, com vista à inclusão social e melhoria na assistência a essas pessoas. PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Enfermagem. Saúde mental. Conclusão: os discentes ainda atuam baseado no modelo curativo, porém percebeu-se que o olhar para a temática oscila entre a insegurança e a vontade de inovar. Existe uma necessidade de ampliação das reflexões sobre o ensino da saúde mental, com vista à inclusão social e melhoria na assistência a essas pessoas.

Biografia do Autor

Francisca Liliane Torres da Silva, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador -CEREST/Quixeramobim-Ceará

Enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador -CEREST/Quixeramobim-Ceará

Grazielle Roberta Freitas da Silva, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Piaui.

Kátia Nêyla de Freitas Macêdo-Costa, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal da Paraíba.

Giselly Oseni Laurentino Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Acadêmica de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará- Bolsista CNPq

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Publicado

2009-08-31

Como Citar

da Silva, F. L. T., Silva, G. R. F. da, Macêdo-Costa, K. N. de F., & Barbosa, G. O. L. (2009). O ENSINO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL: A VISÃO DOS DISCENTES. Revista Saúde - UNG-Ser, 4(1), 53–60. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/429

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL