ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTADO NUTRICIONAL E PERFIL SOCIOECONÔMICO EM CRIANÇAS DE RECIFE, PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.33947/1982-3282-v14n1-2-4313Palavras-chave:
Avaliação Nutricional. Condições Socioeconômicas. Desenvolvimento Infantil.Resumo
Introdução: A qualidade da refeição oferecida para a criança é influenciada pelo perfil socioeconômico dos pais e/ou responsáveis, o que pode ser considerado um fator de risco para a ocorrência de problemas futuros relacionados ao estado nutricional infantil. Objetivo: Associar o perfil socioeconômico ao estado nutricional de crianças. Método: Trata-se de um estudo transversal realizado em crianças atendidas numa Organização Não Governamental (ONG) em Recife-PE. Realizou-se a avaliação antropométrica por meio da aferição do peso e da estatura para posterior cálculo do Índice de Massa Corporal. Logo após, foram coletados dados socioeconômicos das famílias através de entrevista com os pais e/ou responsáveis. Resultados: Foram avaliadas 60 crianças, a maioria do sexo masculino. Através do indicador IMC/Idade, foi verificado excesso de peso em 55, 27% entre as crianças do sexo masculino, e entre as meninas, 50% apresentaram eutrofia. A maioria das crianças de ambos os sexos apresentaram peso adequado para idade. O déficit de estatura por idade foi observado em apenas um caso entre as crianças do sexo feminino. A maioria dos pais e/ou responsáveis, apresentou idade maior ou igual a 30 anos, com duas a quatro pessoas residindo no domicílio, 12 anos de estudo e renda familiar entre meio e um salário mínimo. Conclusão: O excesso de peso foi mais prevalente entre os meninos e não houve associação do estado nutricional das crianças com os dados socioeconômicos estudados.Downloads
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Publicado
2020-07-10
Como Citar
Dantas, C. A., Albuquerque, S. V. de M., & Cavalcanti, R. de A. S. (2020). ASSOCIAÇÃO ENTRE ESTADO NUTRICIONAL E PERFIL SOCIOECONÔMICO EM CRIANÇAS DE RECIFE, PERNAMBUCO. Revista Saúde - UNG-Ser - ISSN 1982-3282, 14(1/2), 08–15. https://doi.org/10.33947/1982-3282-v14n1-2-4313
Edição
Seção
ARTIGO ORIGINAL