APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DAS ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM ORAL E MONITORAMENTO DA REABILITAÇÃO

Autores

  • Márcia Mathias Castro Universidade Guarulhos
  • Carine Cruz Ferreira Universidade Guarulhos
  • Karina Rodrigues Reis Universidade Guarulhos
  • Silvia Ferrari Dias Universidade Guarulhos

Palavras-chave:

Transtornos do desenvolvimento da linguagem, linguagem infantil, testes de linguagem.

Resumo

Objetivo: Descrever o desempenho de crianças com queixa de linguagem nas provas de Fonologia, Vocabulário e Consciência Fonológica e monitorar a evolução após um semestre letivo de intervenção. Método: Foram avaliadas 20 crianças entre 4 anos e 0 meses e 8 anos e 11 meses com queixa de alteração de linguagem nas provas diagnósticas e foram investigados os fatores etiológicos. As crianças passaram por um semestre de avaliação e após a terapia, passaram pela reavaliação. Resultados: Houve maior prevalência de crianças com Transtorno Fonológico, seguido do Atraso de Linguagem e nenhuma com Distúrbio Específico de Linguagem. Predominou-se o gênero masculino entre as crianças com alteração de linguagem; as crianças com Atraso de Linguagem são mais novas que as crianças com Transtorno Fonológico; maior prevalência de infecções de vias aéreas superiores; a prova de consciência fonológica diferenciou as crianças com Atraso de Linguagem e Transtorno Fonológico. Conclusão: As crianças com Transtorno Fonológico apresentaram maior evolução que as crianças com Atraso de Linguagem tanto na fonologia quanto na consciência fonológica.

Biografia do Autor

Márcia Mathias Castro, Universidade Guarulhos

Fonoaudióloga, Mestre em Lingüística pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Professora da Curso de Fonoaudiologia da Universidade Guarulhos

Carine Cruz Ferreira, Universidade Guarulhos

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Guarulhos

Karina Rodrigues Reis, Universidade Guarulhos

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Guarulhos

Silvia Ferrari Dias, Universidade Guarulhos

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Guarulhos

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Publicado

2015-03-02

Como Citar

Castro, M. M., Ferreira, C. C., Reis, K. R., & Dias, S. F. (2015). APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DAS ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM ORAL E MONITORAMENTO DA REABILITAÇÃO. Revista Saúde - UNG-Ser, 8(3-4), 16–25. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/934

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL