APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DAS ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM ORAL E MONITORAMENTO DA REABILITAÇÃO
Keywords:
Transtornos do desenvolvimento da linguagem, linguagem infantil, testes de linguagem.Abstract
Objetivo: Descrever o desempenho de crianças com queixa de linguagem nas provas de Fonologia, Vocabulário e Consciência Fonológica e monitorar a evolução após um semestre letivo de intervenção. Método: Foram avaliadas 20 crianças entre 4 anos e 0 meses e 8 anos e 11 meses com queixa de alteração de linguagem nas provas diagnósticas e foram investigados os fatores etiológicos. As crianças passaram por um semestre de avaliação e após a terapia, passaram pela reavaliação. Resultados: Houve maior prevalência de crianças com Transtorno Fonológico, seguido do Atraso de Linguagem e nenhuma com Distúrbio Específico de Linguagem. Predominou-se o gênero masculino entre as crianças com alteração de linguagem; as crianças com Atraso de Linguagem são mais novas que as crianças com Transtorno Fonológico; maior prevalência de infecções de vias aéreas superiores; a prova de consciência fonológica diferenciou as crianças com Atraso de Linguagem e Transtorno Fonológico. Conclusão: As crianças com Transtorno Fonológico apresentaram maior evolução que as crianças com Atraso de Linguagem tanto na fonologia quanto na consciência fonológica.Downloads
Published
2015-03-02
How to Cite
Castro, M. M., Ferreira, C. C., Reis, K. R., & Dias, S. F. (2015). APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DAS ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM ORAL E MONITORAMENTO DA REABILITAÇÃO. Revista Saúde - UNG-Ser - ISSN 1982-3282, 8(3-4), 16–25. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/934
Issue
Section
ARTIGO ORIGINAL