PERFORMANCE CLÍNICA DE RESTAURAÇÕES EM DENTES POSTERIORES COM RESINAS DE NANOPARTICULAS/NANOHÍBRIDAS – AVALIAÇÃO DE 6 MESES

Authors

  • Pedro Henrique Cabral Oliveira UnG
  • Juliana de Andrade Pinto Oliveira UnG
  • Alessandra Cassoni UnG
  • José Augusto Rodrigues UnG

Keywords:

Resinas compostas, longevidade clínica, nonoparticulas de carga, matriz inorganica.

Abstract

Objetivo: avaliar o desempenho clínico de resinas compostas nanohíbridas e de nanopartículadas em restaurações Classe I e II após 6 meses. Método: 15 pacientes, cada um com pelo menos três dentes posteriores com lesões de cárie primária ou a necessidade de substituição de restaurações, foram incluídos neste estudo. Dois operadores realizaram 57 restaurações Classe I e 18 Classe II, de acordo com as instruções dos fabricantes (n=25/grupo). Os dentes foram restaurados com um compósito de nanopartículas e um sistema adesivo de dois passos, um compósito de nanopartículas e sistema adesivo e autocondicionante com condicionamento ácido prévio em esmalte, e um compósito nanohíbrido e um sistema adesivo de 2 passos. Dois examinadores independentes realizaram as avaliações de acordo com os critérios USPHS modificados imediatamente após a colocação das restaurações e aproximadamente após seis meses. Resultados: a média de tempo de avaliação foi de seis meses e não houve diferença estatística significante na taxa de sobrevivência entre os grupos. Nenhum dos participantes relatou sintomas de sensibilidade pós-operatória. Conclusão: os sistemas restauradores contendo nanopartículas, associados a sistemas adesivos com condicionamento ácido total do esmalte dental e dentina ou com um sistema autocondicionante e condicionamento ácido do esmalte apresentam um bom desempenho clínico em curto prazo.

Author Biographies

Pedro Henrique Cabral Oliveira, UnG

Aluno do Curso de Mestrado em Odontologia –Área de Dentística da Universidade Guarulhos

Juliana de Andrade Pinto Oliveira, UnG

Aluna do Curso de Mestrado em Odontologia –Área de Dentística da Universidade Guarulhos

Alessandra Cassoni, UnG

Mestre e Doutor em Clínica Odontológica – Professor do Departamento de Dentística da Graduação em Odontologia e do Centro de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Universidade Guarulhos.

José Augusto Rodrigues, UnG

Mestre e Doutor em Clínica Odontológica – Professor do Departamento de Dentística da Graduação em Odontologia e do Centro de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão da Universidade Guarulhos.

Published

2013-04-11

How to Cite

Oliveira, P. H. C., Oliveira, J. de A. P., Cassoni, A., & Rodrigues, J. A. (2013). PERFORMANCE CLÍNICA DE RESTAURAÇÕES EM DENTES POSTERIORES COM RESINAS DE NANOPARTICULAS/NANOHÍBRIDAS – AVALIAÇÃO DE 6 MESES. Revista Saúde - UNG-Ser, 5(4), 05–13. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/1174

Issue

Section

ARTIGO ORIGINAL