A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PORTADORES DE TOXOPLASMOSE

Authors

  • Daniela Araújo de Queiroz
  • Ana Maria Alves Lima
  • Raul Ramos de Melo Centro universitário Maurício de Nassau
  • Pamela Maria Santos
  • Samantha Bezerra Moura
  • Dayanny Elyzabeth de Queiroz Carneiro

Abstract

Introdução: A toxoplasmose é uma doença frequente, transmissível, endêmica, parasitária, presente em várias partes do mundo e é causada por vermes da classe Toxoplasma Gondi do gênero Apicomplexa. O parasita, além do gato como hospedeiro definitivo, tem seres humanos e animais como hospedeiro intermediário, isso ocorre quando o animal infectado morde ou arranha o homem o contaminando, se não tratar pode evoluir serias complicações e até mesmo a morte. Este estudo apresenta a importância da atuação do enfermeiro para portadores de toxoplasmose em relação ao cuidado e a atenção sobre o tratamento para terem uma melhor qualidade de vida com foco na educação em saúde para evitar a contaminação e o surgimento de novos casos. Objetivo: Identificar a importância da educação em saúde abordada pelos enfermeiros sobre toxoplasmose. Métodos: A presente investigação consiste em uma revisão integrativa da literatura científica, a partir da questão norteadora, qual a importância da educação em saúde abordada pelos enfermeiros para os portadores de toxoplasmose? Os dados foram coletados por dois revisadores. Inicialmente, foi necessário construir um protocolo com os procedimentos e as etapas que deveriam ser seguidos pelos pesquisadores durante a realização da pesquisa, garantindo assim o rigor metodológico do estudo. A busca dos artigos ocorreu nas bases de dados Scielo e CID Saúde. A pesquisa foi realizada no mês de Outubro de 2016. Foram usados como critérios de inclusão: artigos em português, publicados no Brasil, no período de 2006 à 2016. Utilizaram-se descritores associando com operadores booleanos “Prevenção” AND “toxoplasmose” AND “educação em saúde”. Resultados: Foram achados 54 artigos, destes foram usados dez por contemplarem o tema proposto. Discussão: Evidenciou-se que apesar do avanço em relação aos tratamentos, ainda não há um olhar minucioso para a preocupação da educação sanitária, por ser uma doença negligenciada. Conclusão: Os dados analisados nos artigos permitem concluir que há um déficit em informações abordando a atuação do enfermeiro diante da educação em saúde sobre a toxoplasmose, uma vez que o parasita atinge a população de menor grau de instrução e renda.

Author Biography

Raul Ramos de Melo, Centro universitário Maurício de Nassau

Graduando em enfermagem pelo centro universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU, estagiário da secretaria estadual de saúde de Pernambuco (SES-PE) lotado no setor de vigilância epidemiológica hospitalar no hospital da restauração em Recife/PE. extensionista do projeto liga científica de enfermagem UNINASSAU, autor de pesquisas sobre HIV/AIDS e suas coinfecções com ênfase em saúde pública e epidemiologia.

Published

2017-09-12

How to Cite

de Queiroz, D. A., Maria Alves Lima, A., de Melo, R. R., Maria Santos, P., Bezerra Moura, S., & de Queiroz Carneiro, D. E. (2017). A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PORTADORES DE TOXOPLASMOSE. Revista Saúde - UNG-Ser, 10(1 ESP), 93. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2697

Issue

Section

8° Congresso de Saúde- Universidade UNINASSAU- Recife