DIFICULDADES PERCEBIDAS PELA ENFERMAGEM DE UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

Authors

  • Cibele Leite Siqueira
  • Davi Siqueira Rennó
  • Natany Mayra Cesarino Ferreira
  • Stephane da Luz Ferreira
  • Sonia Maria Alves de Paiva

Abstract

Objetivo: Conhecer a percepção da equipe de enfermagem acerca das dificuldades encontradas no cotidiano do trabalho de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Método: pesquisa qualitativa, realizada no interior de Minas Gerais com 13 sujeitos. Para coleta dos dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Resultados: Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo onde emergiu três blocos temáticos: Deficiência de Estrutura, Deficiência Político-administrativa de Saúde e Emoção e desempenho profissional. As deficiências de estrutura apareceram como a falta de materiais, equipamentos, treinamento, comunicação e liderança insuficientes. As deficiências político-administrativas apareceram nos níveis: federal, municipal e local. A emoção e o desempenho surgiram no prazer em trabalhar e melhorar a qualidade. Considerações Finais: As condições e fatores citados afetam o trabalho levando a insatisfação e a fragilidade no atendimento qualificado e seguro. Sugere-se ampliar este estudo regional possibilitando mudanças, pois todos sentem prazer em atuar no serviço.

Published

2017-12-19

How to Cite

Siqueira, C. L., Rennó, D. S., Ferreira, N. M. C., da Luz Ferreira, S., & de Paiva, S. M. A. (2017). DIFICULDADES PERCEBIDAS PELA ENFERMAGEM DE UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA. Revista Saúde - UNG-Ser, 11(1/2), 62–73. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/2847

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ARTIGO ORIGINAL