UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO EM SAÚDE NO SETOR HOSPITALAR

Authors

  • Maria Cristiane da Costa Bento Universidade Cruzeiro do Sul
  • Fernanda Eugenia Fernandes Cardoso Universidade Cruzeiro do Sul
  • Jamili Anbar Torquato Universidade Cruzeiro do Sul

Keywords:

Hospitalização, Pacientes, Unidade de Terapia Intensiva, Medicina Interna, Epidemiologia, Serviço Hospitalar de Fisioterapia

Abstract

RESUMO: Introdução: Os hospitais públicos estaduais, visando à promoção da saúde, prevenção de doença, diagnóstico e tratamento precoce das enfermidades, permitem que as Universidades realizem o estágio prático em suas dependências, com o intuito acadêmico e assistencial aos seus pacientes. Objetivo: descrever o perfil dos pacientes atendidos pela universidade privada em dois hospitais públicos e mostrar esta inserção de estagiários em ambiente hospitalar. Métodos: Estudo transversal, retrospectivo, das fichas de registros preenchidas pelos estagiários, dos pacientes que estavam internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e enfermaria de Clinica Medica, no período de Fevereiro a Dezembro de 2009, em dois hospitais públicos localizados no estado de São Paulo, SP. Foram inclusos 117 pacientes na UTI, e 94 pacientes na enfermaria, totalizando 211 pacientes apenas as fichas do estágio supervisionado de fisioterapia foram analisadas, excluímos as evoluções dos profissionais de fisioterapia. Resultados: A faixa etária foi de 14 a 99 anos, com prevalência do sexo masculino. O diagnóstico principal de internação foi o Acidente Vascular Encefálico, seguido de Insuficiência Cardíaca Congestiva na UTI e pneumonias na Clinica Médica. A cinesioterapia foi o recurso mais utilizado pela Fisioterapia nos pacientes de enfermaria e na UTI, prevaleceram as técnicas respiratórias. A mortalidade foi de 25% da amostra. O estagiário vivenciou na pratica as rotinas hospitalares das condutas fisioterápicas com o paciente e da interação com a equipe interdisciplinar Conclusão: Os Hospitais mostraram-se um campo fundamental de aprendizado pratico responsável pela formação humana e profissional dos acadêmicos e estabelece uma relação mútua de respeito entre profissionais assistenciais da área da saúde e o estagiário.

Author Biographies

Maria Cristiane da Costa Bento, Universidade Cruzeiro do Sul

Pós graduando em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

Fernanda Eugenia Fernandes Cardoso, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre em engenharia biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes, Especialista em Fisioterapia Intensiva e docente do curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL).

Jamili Anbar Torquato, Universidade Cruzeiro do Sul

Docente, Supervisora de Estágio do Curso de Fisioterapia e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina de São Paulo – FMUSP, Departamento de Ciencias da Saude da Universidade Cruzeiro do Sul Programa de Pós Graduação.

Published

2014-03-13

How to Cite

Bento, M. C. da C., Cardoso, F. E. F., & Torquato, J. A. (2014). UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO EM SAÚDE NO SETOR HOSPITALAR. Revista Saúde - UNG-Ser, 7(3-4), 40–48. Retrieved from https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/748

Issue

Section

ARTIGO ORIGINAL