QUESTIONÁRIOS DE AUTOEFICÁCIA EM PESSOAS INFECTADAS PELO HIV

Autores/as

  • Wendel Mombaque dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade Federal de Santa Maria
  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

HIV, Questionários, revisão

Resumen

Introdução: A autoeficácia em pacientes infectados com HIV é a expectativa de que isso tem sobre a capacidade de executar com sucesso a adesão à terapia antiretroviral. Objetivo: Avaliar as publicações que usam questionários de autoeficácia para as pessoas infectadas pelo HIV. Métodos: revisão através de pesquisa bases de dados Lilacs eletrônicos, PubMed , Science Direct , Scopus e MEDLINE , Web of Science. Resultados: Estudos têm demonstrado que os questionários de auto-eficácia em relação a auto-eficácia são principalamente utilizado para avaliar a adesão à medicação , sintomas depressivos , o apoio social , a validação da escala, características psicométricas de auto-eficácia, uso preservativo. Conclusões: os artigos acessados salientou a importância de conhecer a auto-eficácia do tratamento em pessoas infectadas com o HIV , porque através do conhecimento do nível das medidas de auto-eficácia para manter este aumento.

Biografía del autor/a

Wendel Mombaque dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa (2011). Especialização em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco (2012), especialização em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Pampa (2013) e mestrando em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Licenciado em Educação pelo curso de Formação de Professores para a Educação Profissional da UFSM/RS. Estudante do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (GP-PEFAS) da UFSM/RS. Professor Substituto pelo departamento de enfermagem da UFSM. Enfermeiro do Centro Cirúrgico do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Tem experiência na área da Enfermagem com ênfase em Clínica Cirúrgica e Médica. Atua nos seguintes temas: saúde do adulto e idoso, infecção pelo HIV/aids, Terapia Antirretroviral (TARV) e questões relacionadas a vulnerabilidade

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1985), mestrado em Assistência em Enfermagem pela UFSC (1998) e Doutorado em Enfermagem EEAN/UFRJ (2006). Atua desde 1996 como professor adjunto na UFSM, em Santa Maria/RS. Desenvolve atividades na Graduação e na Coordenação da Pós-Graduação (Gestão 2011/2013; 2013/2015), contribuindo na Linha de Pesquisa: a vulnerabilidade e as demandas de cuidado de pessoas, famílias e sociedade no contexto da AIDS. Tem a Coordenação compartilhada do Programa Aids, Educação e Cidadania (1998), com ações extensionistas no âmbito do HU e comunidade. Líder do GP Cuidado a Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade / com cadastro no Diretório CNPq.

Publicado

2015-10-27

Cómo citar

dos Santos, W. M., Zuge, S. S., & Padoin, S. M. de M. (2015). QUESTIONÁRIOS DE AUTOEFICÁCIA EM PESSOAS INFECTADAS PELO HIV. Revista Saúde - UNG-Ser, 9(3-4), 56–64. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/1555

Número

Sección

REVISÃO DE LITERATURA