PERCEPÇÃO SOBRE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

Autores/as

  • Thaís Cristina Arcas de Felippe Universidade de Taubaté
  • Paulo Francisco de Castro Universidade Guarulhos e Universidade de Taubaté

Palabras clave:

Psicologia, Oncologia, Diagnóstico, Tratamento.

Resumen

Introdução: Uma doença progressiva como o câncer produz grande Introdução: Uma doença progressiva como o câncer produz grande impacto emocional no paciente, relacionada à grande possibilidade de sua finitude. Objetivo: Descrever a percepção sobre diagnóstico e tratamento do câncer a partir da avaliação de um grupo de pacientes oncológicos. Método: A pesquisa foi realizada com treze pacientes oncológicos adultos e sem discriminação de sexo, escolaridade e nível socioeconômico. Para coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada. Resultados: O momento do diagnóstico trouxe para maior parte da amostra sentimentos de dificuldade em aceitar a situação, porém, logo após o momento de “choque”, a maioria relatou manter o pensamento positivo e apresentar comportamentos adequados e necessários ao tratamento da doença. Conclusão: Percepção ambígua do câncer; vendo-o como o rompimento da rotina, mas também como a chance do crescimento pessoal e mudança de valores. Apesar destas características opostas, os pacientes indicaram boa capacidade em conseguir integrá-las em um processo contínuo.

Biografía del autor/a

Thaís Cristina Arcas de Felippe, Universidade de Taubaté

Psicóloga graduada pela Universidade de Taubaté. Psicóloga Clínica.

Paulo Francisco de Castro, Universidade Guarulhos e Universidade de Taubaté

Psicólogo. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Guarulhos e Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté.

Publicado

2016-01-07

Cómo citar

Felippe, T. C. A. de, & Castro, P. F. de. (2016). PERCEPÇÃO SOBRE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO EM PACIENTES ONCOLÓGICOS. Revista Saúde - UNG-Ser, 9(1-2), 4–19. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/1933

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL