ÚLCERA POR PRESSÃO: AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDO INTERATIVO PARA GRADUANDOS EM ENFERMAGEM

Autores/as

  • Natália de Paiva Martins Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Paula Nogueira Paula Cristina Nogueira Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Simone de Godoy Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Miyeko Hayashida Escola de Enfermagem Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Carlos Alberto Seixas Escola de Enfermagem Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Isabel Amélia Costa Mendes Escola de Enfermagem Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Palabras clave:

Software, Enfermagem, Úlcera por pressão.

Resumen

Objetivos: avaliar as características de um software produzido para elaboração e veiculação de conteúdo sobre a temática úlcera por pressão, quanto ao seu preenchimento e funcionamento, permitindo a identificação de problemas e possíveis sugestões de correção. Método: Estudo descritivo-exploratório, realizado em uma Universidade Pública do Estado de São Paulo com 06 docentes e 04 enfermeiros especialistas na temática, dos cursos de graduação em enfermagem. Primeiramente foi realizada a elaboração e publicação de conteúdo sobre a temática por meio de um software; em seguida os docentes e enfermeiros avaliaram e descreveram melhorias para o uso desse software. Para coleta dos resultados foi utilizado um instrumento adaptado de avaliação de software, já utilizado em estudos anteriores, desenvolvido por Sperandio, 2008. Os dados obtidos foram analisados no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences – SPSS. Foi realizada análise estatística descritiva, com análise de frequência e percentuais. Resultados: Obteve-se avaliação positiva sobre o uso do software como uma ferramenta para o ensinoaprendizagem na graduação em enfermagem. Conclusão: O software mostrou-se uma ferramenta útil, didática e interativa que poderia ser utilizada para elaboração e veiculação de diferentes conteúdos.

Biografía del autor/a

Natália de Paiva Martins, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Graduanda em Enfermagem Bacharelado. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (EERP-USP), Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

Paula Nogueira Paula Cristina Nogueira, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Pós-doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Simone de Godoy, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Enfermeira. Professor Doutor do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Miyeko Hayashida, Escola de Enfermagem Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Doutora em enfermagem. Especialista em laboratório da EERP-USP

Carlos Alberto Seixas, Escola de Enfermagem Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Analista de sistemas da EERP-USP

Isabel Amélia Costa Mendes, Escola de Enfermagem Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Professor Titular da EERP-USP.

Archivos adicionales

Publicado

2016-01-08

Cómo citar

Martins, N. de P., Paula Cristina Nogueira, P. N., Godoy, S. de, Hayashida, M., Seixas, C. A., & Mendes, I. A. C. (2016). ÚLCERA POR PRESSÃO: AVALIAÇÃO DE SOFTWARE PARA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDO INTERATIVO PARA GRADUANDOS EM ENFERMAGEM. Revista Saúde - UNG-Ser - ISSN 1982-3282, 9(1-2), 43–53. Recuperado a partir de https://revistas.ung.br/index.php/saude/article/view/1961

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL